Trinta alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), do campus-sede e do campus de Pirapora, realizaram um trabalho de campo na região da nascente do São Francisco. A origem do “Rio de Integração Nacional” é no Parque Nacional da Serra da Canastra, no Centro-Oeste de Minas.

Nascente do Rio São Francisco, no município de São Roque de Minas
(Fotos: Álvaro Gomes)

Conforme os organizadores, a visita no início deste mês teve como objetivo conhecer a situação geográfica da Serra da Canastra, como despertar para a consciência e necessidade da preservação da região da nascente do Velho Chico.

Para o professor Ronaldo Belém, doutor nas áreas de Geografia e Hidrografia, coordenou a expedição e explica que os acadêmicos puderam analisar, basicamente, os aspectos relacionados ao uso sustentável e à preservação do Rio da Unidade Nacional. Ele destaca que a viagem foi uma oportunidade de refletir a situação atual no contexto ambiental brasileiro.

“Ver a nascente e a Cachoeira Casca d’Anta de perto foi uma experiência ímpar, uma vez que o rio encontra-se bastante degradado ao longo de sua bacia hidrográfica. Por consequência, os futuros profissionais da Geografia foram provocados a pensar alternativas para o seu uso sustentável e medidas para a sua recuperação”, comentou o professor.

Expedição reuniu acadêmicos dos cursos de Montes Claros e de Pirapora

Para Álvaro Gomes, acadêmico do mestrado em Geografia, o trabalho foi extremamente relevante e importante para os participantes da viagem enquanto universitários e moradores da região banhada pelo rio. “Para nós que somos do Alto e Médio São Francisco, que vivemos o rio diariamente, foi importante ver a realidade por uma perspectiva diferente. Conhecer outro contexto, onde o rio nasce e se impõe com marcas para a cultura dos mais variados lugares. Entender a dinâmica de onde o rio nasce e de como a paisagem se transforma até chegar ao seu destino final é impactante. Somos dependentes dele para a maioria de nossas relações socioculturais e econômicas”, resumiu Álvaro.

Na opinião da acadêmica Jéssica Lourenço, do 1º período do curso de Geografia (Campus Pirapora), a experiência marcante confirmou a sua escolha pelo curso. “Meu primeiro trabalho de campo foi fundamental para minha carreira acadêmica. Na viagem, descobri que estou no caminho certo. Olhar todas as paisagens me fez entender o quanto é importante a nossa profissão”, conclui.

ATIVIDADE MULTIDISCIPLINAR

O trabalho de campo na Serra da Canastra envolveu as disciplinas de Geografia Rural, Geografia Cultural, Métodos e Técnicas de Pesquisa, ministrada pelos professores doutores Anderson Bertholi e Ricardo Palhares, além de Hidrografia, ministrada pelo professor Ronaldo Belém. Durante a viagem, os alunos puderam ainda levar para a prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ampliando as discussões sobre os temas específicos das disciplinas.

Nascente do São Francisco

SOBRE O PARQUE – O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 1972 para proteger a região da nascente do Rio São Francisco. Na área estão localizados alguns dos mais belos cartões postais do país, como a Cachoeira da Casta D’Anta, com 186 metros de queda. O Rio São Francisco tem 2.830 km de extensão, nasce no município de São Roque de Minas, atravessa 521 municípios em cinco estados até desaguar no Oceano Atlântico.

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente