As propostas de inserir a instituição na comunidade ao seu redor e de ampliar a prestação de serviços, especialmente nas áreas associadas às Ciências Agrárias, estão em destaque na Universidade Estadual de Montes Claros.

Após 10 dias de atividades na Exposição Agropecuária Regional de Janaúba (Expô Janaúba), encerrada domingo (9/6), a Unimontes se organiza para também mostrar as ações de ensino, extensão, pesquisas e de pós-graduação para a melhoria da produção agrícola durante a 45ª Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes), que acontece de 28 de junho a 7 de julho.

“O momento tem sido ideal para mostrarmos toda a força e potencial da Unimontes no contexto regional. É importante marcarmos presença nestes eventos que são considerados os principais voltados para o homem do campo”, afirma o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, ao agradecer o apoio do Sindicato Rural de Janaúba na cessão do espaço à Universidade.

Ele visitou a Exposição de Janaúba no domingo e ressaltou a relevância do evento para apresentar as pesquisas desenvolvidas no campus local da Unimontes, voltadas para a melhoria do processo produtivo e para o enfrentamento das adversidades climáticas no Norte de Minas, como a escassez hídrica. O reitor também participa da comissão que organiza o estande da Unimontes para a Expomontes 2019.

Reitor da Uniomntes, professor Antonio Alvimar Souza durante visita ao estande da Universidade em Janaúba-MG

Em Janaúba, o estande da Unimontes foi coordenado pelo Departamento de Ciências Agrárias (DCA) e teve o envolvimento direto de coordenadores, professores e acadêmicos dos cursos ministrados no município: Agronomia e Zootecnia (graduação), mestrado em Zootecnia e mestrado e doutorado em Produção Vegetal no Semiárido.

EXPECTATIVAS SUPERADAS

A professora Cinara da Cunha Carvalho destaca que o estande da Unimontes na Expô Janaúba teve um grande número de visitantes, viabilizando a interação com a comunidade. “Todas as expectativas foram superadas. Verificamos também maior interesse dos produtores rurais e dos estudantes em conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Departamento”, afirma a professora Cinara.

Para se ter uma ideia da repercussão, somente no projeto “Criança no Parque” foram atendidas aproximadamente 1,3 mil pequenos estudantes da rede pública e privada, que participaram de apresentações lúdicas voltadas para as atividades agrícolas, conhecimento básico de química e física e temas cotidianos como adoção de animais.

“Nesses dez dias, o Departamento de Ciências Agrárias (DCA) apresentou também parte das atividades desenvolvidas nos cursos do Campus Janaúba. Entre os quais, resultados de pesquisas de projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)” explica a professora Cinara. Na programação, foram abordados 20 temas no II Ciclo de Palestras do Projeto Unimontes no Parque com participação da população, alunos de cursos técnicos, Pronatec e produtores rurais.

EXPOMONTES

Arte (Ascom/Unimontes)

Na 45ª Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes), que se estenderá até 7 de julho, a Universidade terá um estande temático no Parque João Alencar Athayde envolvendo as pró-reitorias, centros de educação a distância e profissionalizante e os cursos com informações nas diversas áreas do conhecimento, prestação de serviços, assim como dados sobre o acesso ao ensino superior, cursos de pós-graduação e projetos de extensão.

“O Departamento de Ciências Agrárias participará pela primeira vez da Expomontes. Assim como na Expô Janaúba, os professores e estudantes irão apresentar à população as atividades desenvolvidas com muita alegria e profissionalismo, buscando mostrar para a região que a Unimontes também desempenha com excelência atividades voltadas para setor rural”, assegura a professora Cinara Carvalho.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros