Trinta alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), do campus-sede e do campus de Pirapora, realizaram um trabalho de campo na região da nascente do São Francisco. A origem do “Rio de Integração Nacional” é no Parque Nacional da Serra da Canastra, no Centro-Oeste de Minas.

Nascente do Rio São Francisco, no município de São Roque de Minas
(Fotos: Álvaro Gomes)

Conforme os organizadores, a visita no início deste mês teve como objetivo conhecer a situação geográfica da Serra da Canastra, como despertar para a consciência e necessidade da preservação da região da nascente do Velho Chico.

Para o professor Ronaldo Belém, doutor nas áreas de Geografia e Hidrografia, coordenou a expedição e explica que os acadêmicos puderam analisar, basicamente, os aspectos relacionados ao uso sustentável e à preservação do Rio da Unidade Nacional. Ele destaca que a viagem foi uma oportunidade de refletir a situação atual no contexto ambiental brasileiro.

“Ver a nascente e a Cachoeira Casca d’Anta de perto foi uma experiência ímpar, uma vez que o rio encontra-se bastante degradado ao longo de sua bacia hidrográfica. Por consequência, os futuros profissionais da Geografia foram provocados a pensar alternativas para o seu uso sustentável e medidas para a sua recuperação”, comentou o professor.

Expedição reuniu acadêmicos dos cursos de Montes Claros e de Pirapora

Para Álvaro Gomes, acadêmico do mestrado em Geografia, o trabalho foi extremamente relevante e importante para os participantes da viagem enquanto universitários e moradores da região banhada pelo rio. “Para nós que somos do Alto e Médio São Francisco, que vivemos o rio diariamente, foi importante ver a realidade por uma perspectiva diferente. Conhecer outro contexto, onde o rio nasce e se impõe com marcas para a cultura dos mais variados lugares. Entender a dinâmica de onde o rio nasce e de como a paisagem se transforma até chegar ao seu destino final é impactante. Somos dependentes dele para a maioria de nossas relações socioculturais e econômicas”, resumiu Álvaro.

Na opinião da acadêmica Jéssica Lourenço, do 1º período do curso de Geografia (Campus Pirapora), a experiência marcante confirmou a sua escolha pelo curso. “Meu primeiro trabalho de campo foi fundamental para minha carreira acadêmica. Na viagem, descobri que estou no caminho certo. Olhar todas as paisagens me fez entender o quanto é importante a nossa profissão”, conclui.

ATIVIDADE MULTIDISCIPLINAR

O trabalho de campo na Serra da Canastra envolveu as disciplinas de Geografia Rural, Geografia Cultural, Métodos e Técnicas de Pesquisa, ministrada pelos professores doutores Anderson Bertholi e Ricardo Palhares, além de Hidrografia, ministrada pelo professor Ronaldo Belém. Durante a viagem, os alunos puderam ainda levar para a prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ampliando as discussões sobre os temas específicos das disciplinas.

Nascente do São Francisco

SOBRE O PARQUE – O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 1972 para proteger a região da nascente do Rio São Francisco. Na área estão localizados alguns dos mais belos cartões postais do país, como a Cachoeira da Casta D’Anta, com 186 metros de queda. O Rio São Francisco tem 2.830 km de extensão, nasce no município de São Roque de Minas, atravessa 521 municípios em cinco estados até desaguar no Oceano Atlântico.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025