O Museu Regional do Norte de Minas (MRN), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai realizar a mostra “Tudo Konsta”, em homenagem ao artista plástico Konstantin Christoff, marcando o centenário do seu nascimento, comemorado neste ano. A exposição será aberta segunda-feira (05/06), às 19 horas. A exposição poderá ser visitada, gratuitamente, até 30 de junho.

A mostra é uma realização do Museu Regional do Norte de Minas juntamente com o Laboratório Universitário de Pesquisa e Produção em Arte (CNPQ/Unimontes/LUPPA, que tem como objetivo apresentar a trajetória de Konstantin Christoff e marcar a comemoração dos 100 anos de nascimento do artista, falecido em março de 2011, aos 87 anos.

A exposição exibe um recorte da vasta produção artística de Konstantin, que nasceu na Bulgária e chegou a Montes Claros em 1933, aos 10 anos, acompanhado de sua mãe, Dona Rosa; e de seu irmão Rayu; vindo se encontrar com seu pai, Sr. Christoff Raeff que estava na cidade desde 1929.
O coordenador do Museu Regional do Norte de Minas, professor Georgino Jorge de Souza Neto explica como foi a montagem da exposição. “Resgatar e trazer todas as obras originais para esta mostra dentro de uma produção tão vasta, múltipla e de dimensões avantajadas, acreditávamos ser inviável. Buscamos, então, selecionar originais do seu acervo particular, apresentando pinturas, desenhos, esboços, esculturas e objetos pessoais”.

Os visitantes poderão observar folders e convites as diversas exposições individuais e coletivas das quais o renomado artista plástico participou, assim como detalhes de seu ateliê e o seu percurso da Bulgária para o Brasil.
De acordo com a organização do evento, com base nas pesquisas científicas existentes e no acervo do grupo LUPPA, poderão conferidas na mostra cópias coloridas das séries pictóricas de Konstantin Christoff como “Auto-retratos”, “Via-Sacra” e “Viagem à América”, além de fotografias, esculturas e charges.

Biografia
Konstantin Christoff nasceu na Bulgária, em 1923. Ainda menino, aos 9 anos, migrou para o Brasil e fixou residência em Montes Claros, juntamente com pai, mãe e do irmão Rayu.. Ainda adolescente, interessou-se pelo desenho de humor e pelas histórias em quadrinhos. Na década de 40, mudou-se para Belo Horizonte onde cursou Medicina, na Universidade de Minas Gerais (atual UFMG).

Já diplomado em Medicina e após o retorno a Montes Claros, ele se dedicou à pintura. Fez retratos, paisagens, naturezas mortas. Desenhava obsessivamente. Na Santa Casa, trabalhou como cirurgião geral e, depois, cirurgião plástico respeitado pelo trabalho inovador, competente e ousado para o seu tempo.
Ilustrou livros e publicou numerosos desenhos na Imprensa brasileira, inclusive nas famosas revistas “Careta”, do Rio de Janeiro, “Edição Extra” de São Paulo e Playboy que deu-lhe a oportunidade de mostrar os encantos da mulher nua numa exposição individual: “Nus – Estudos para a Viúva do Grande Homem”, em uma galeria em Belo Horizonte.

No início da década de 80, iniciou uma série de auto-retratos que chamou a atenção da crítica de arte brasileira. Organizou uma exposição itinerante, que percorreu importantes espaços culturais de vários estados brasileiros, tornando-o nacionalmente conhecido. Produziu as séries: Via Sacra, Viagem a América, Os Oito Pecados Capitais. Em 21 de março de 2011, Konstantin Christoff, morreu aos 87 anos de idade, em Montes Claros e se imortalizou através da genialidade do seu trabalho.

Serviço:
Exposição “Tudo Konsta” – Centenário de nascimento de Konstantin Christoff
Onde: Museu Regional do Norte de Minas – Rua Coronel Celestino, 75, Montes Claros
Período: de 5 a 30 de junho
Entrada: gratuita.

Relacionadas

Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal