O Museu Regional do Norte de Minas está inserido nas atividades institucionais da Unimontes para o mês da Consciência Negra. No dia 20 de novembro, feriado municipal em que se celebra o tema, será realizado o “I Sarau no MRNM” com duas atividades: roda de conversa e apresentação do Grupo de Capoeira “Berimbau de Ouro” – sob coordenação do Mestre Lezim.

A programação terá início às 19 horas, com participação aberta aos professores, acadêmicos e pessoas da comunidade. Segundo os organizadores, a proposta é debater “a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social”.

Dentre os temas relacionados para a roda de conversa estão: “Religiões de Matriz Africana e sua Resistência Cultural”, com o professor André Luiz Pereira Pinho; “O Racismo no Futebol”, com Marcos Iago Siqueira Pereira, e “Racismo e Identidade”, com Vanessa de Souza Leal. Os três são professores da Unimontes.

Para quem tem o interesse de participar e receber o certificado, haverá um custo adicional de R$ 5,00 na inscrição.

MAIS ATIVIDADES

A Unimontes participa ao lado de parceiros, desde a primeira semana de novembro, de uma programação especial alusiva à Consciência Negra. Nesta semana, por exemplo, serão desenvolvidas atividades nas escolas municipais de Montes Claros, com abordagem ao “plantão educativo: racismo e intolerância religiosa”.

Também no dia 20/11, mesma data do Sarau do Museu, acontecerá a 4ª Marcha contra o Racismo e Intolerância Religiosa de Montes Claros, com saída da Praça Pio XII (Catedral), às 8 horas. O tema é: “Ancestralidade”, “Respeito” (Re) Existência” e “Democracia”.

No dia 21, na Câmara Municipal, haverá a audiência pública “Políticas públicas para o povo negro”. No dia 22, às 19 horas, no hall do prédio 1/CCSA, acontecerá a mesa redonda “O Processo de desestigmatização das religiões de matriz africana”. E no dia 29, o evento “Cultura afro em movimento” encerra as atividades, às 18 horas, no estacionamento da Biblioteca Central da Unimontes.

Pela Unimontes e parceiros como o Conselho Municipal da Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Diretório Central dos Estudantes (DCE), Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira – Norte de Minas, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/Unimontes), Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião (PETCRE/Unimontes) e pela organização pró-movimento negro estudantil da Unimontes.

Já foram realizados o I Encontro da Juventude Negra, a Marcha Universitária contra o Racismo e a Intolerância Religiosa e o lançamento de “Trilhas Descoloniais” – vídeos sobre cantigas de Umbanda, além da exposição “Africanidades e Religião” e a mesa redonda “Ciência negra para a descolonização do saber”.

Relacionadas

Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente