O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM Unimontes) vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros recebeu a doação de objetos referentes ao universo escolar, como mimeógrafo, retroprojetor slide, toca-fita gravador, videocassete, máquina de escrever elétrica, calculadora elétrica além de uma enceradeira da década de 1950. Os objetos foram adquiridos por meio da doação realizada pelo CESEC/Maria Vieira Barbosa através da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).

O diretor do MRNM Unimontes, professor Georgino Jorge de Souza Neto, destaca que os objetos doados “retratam um século de história da educação no Estado, e o ambiente escolar. A intenção é expor as peças ao público o quanto antes, mas ressaltamos que o material precisa ser documentado, catalogado, e organizado uma proposta expositiva para o mesmo.”

O diretor do MRNM Unimontes, professor Georgino Jorge de Souza Neto, destaca que os objetos doados – Fotos: Arquivo pessoal

REGULAMENTO PARA DOAÇÕES AO MRNM

O Museu Regional do Norte de Minas responde a legislação nacional e internacional que regem a ética de gestão de acervos, portanto os objetos devem ser guardados segundo normas de conservação, o que demanda recursos em termos de pessoas, espaço e materiais. A deliberação sobre a aceitação de uma doação, transferência ou comodato estará sujeita às normas, por isso, siga as recomendações a seguir para propor uma doação: carta de intenção endereçada à Diretoria do Museu discorrendo sobre os motivos da doação através do e-mail museu.regionalnm@gmail.com ; descrição e quantidade dos itens que gostaria de doar, da forma mais precisa possível; descrição histórica dos objetos, incluindo como o objeto chegou até você; imagens de boa qualidade da(s) obra(s) que pretende ser doadas; telefone para contato.

AVALIAÇÃO DA PROPOSTA DE DOAÇÃO

Uma vez aprovada a proposta de doação pela Diretoria do Museu, o proponente receberá um comunicado formal informando se a sua doação será ou não incorporada ao acervo.  Reforçamos que propostas de doação ou comodato devem ser enviadas necessariamente para o endereço: museu.regionalnm@gmail.com

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba