Na noite de quarta-feira (15/03), o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), inaugurou a Exposição “Os São Franciscos e As Mulheres de Georgino”, com obras do acervo do artista plástico, escritor e jornalista Georgino Junior.

O evento contou com as presenças do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, acompanhado do vice-reitor, Dalton Caldeira Rocha e do Pró-Reitor e Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves; e do diretor do Museu Regional, professor Georgino Jorge Souza Neto. Participaram familiares do artista plástico, escritor e jornalista (falecido em outubro de 2018), além de professores, servidores, estudantes e convidados.

Foto: Bia Andrade/Ascom

Gabriela Mendes de Souza, filha de Georgino Junoior e a curadora da Exposição dupla, enalteceu o legado . “Meu pai era um egresso da Unimontes e amava Montes Claros, e conseguiu retratar todo esse povo e essa cultura como ninguém. A exposição dupla, traz a devoção dele por São Francisco e também com as figuras de mulheres, pois tinha um traço muito apurado para retratar o feminino”, afirmou Gabriela, que é médica graduada pela Unimontes.

O reitor Wagner Santiago expressou a emoção de participar das atividades do Museu Regional . “Estar no museu para mim, é algo que remete a muitas lembranças e também muita emoção ao pensar que estou no prédio onde nasceu a Unimontes, há mais de 60 anos atrás e também com a oportunidade de ver as obras do amigo e professor Georgino Junior, que deixou um legado maravilhoso que demonstra todo o seu amor por Montes Claros”, afirmou.

O evento contou a participação de representantes da comunidade como o professor aposentado Francisco Ornelas, integrante da da Associação Amigos do Museu Regional e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. “Tenho Georgino Júnior como um irmão. Afinal, foram muitos anos de convivência. Eu fiz vestibular na segunda turma de matemática aqui na FaFil (Faculdade Filosofia, Ciências e Letras), no ano de 1969, e depois me tornei professor do curso de Licenciatura Curta em Biologia, que funcionava na Antiga Famed (Faculdade de Medicina)”, confessou Ornelas.

SHOW DE JAZZ

Após a abertura da exposição, aconteceu show do grupo de jazz Pequi Trio na área externa do Museu. O trio é composto pelos músicos montesclarenses Marcelo Andrade (Sax), Marco Neves (Bateria) e Thomas Fernandes (Baixo). O espetáculo contou com a participação de uma grande plateia, marcado pela interação entre os músicos e o público.

Foto: Bia Andrade/Ascom

O Pequi Trio apresentou um repertório de clássicos do Jazz, da MPB, do Choro e outros gêneros musicais, visando uma interpretação de forma única e criativa. Nas performances do Trio, os músicos buscam desenvolver solos sempre em equilíbrio com a dinâmica sutil do Jazz e a energia da música instrumental brasileira.

Formado em 2014, originalmente como quarteto “Mecenas Jazz Quarteto”, mudou para a formação de Trio em 2016, sempre com intenção de formar público para a música instrumental em Montes Claros.

Serviço:
Exposição “Os São Franciscos e As Mulheres de Georgino”
Até quando: prossegue até o dia 18 de abril
Onde: Museu Regional do Norte de Minas, antigo Casarão das Fafil – Rua Coronel Celestino, 75, Corredor Cultural, Centro Histórico de Montes Claros.
Entrada: gratuita.

Relacionadas

Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Dia do Médico: Unimontes comemora meio século da formatura de sua segunda turma de Medicina – instituição já graduou 2.401 profissionais da área
Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”