A reabilitação de pacientes com perdas de tecidos na região da cabeça e do pescoço, após serem submetidos a cirurgias oncológicas. Este é o objetivo do projeto da produção de próteses bucomaxilofaciais, desenvolvido por três acadêmicos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (doutorado) em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), orientados por professores da instituição.

O projeto foi apresentado na última terça-feira (14/03), no Evento Open Innovation IFNMG 2023, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI). A feira de inovação foi promovida pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).
O projeto Clínica Reabiltare é uma iniciativa apoiada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unimontes (Inemontes).

O doutorando do PPGCS, Victor Hugo, apresentando o projeto para participantes do evento.

A proposta da Clínica Reabilitare foi classificada como uma das ideias finalistas em edital do Programa Centelha, implementado pelo Governo de Minas, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em parceria com o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora. Aos projetos selecionados são oferecidas capacitações, recursos financeiros e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso.
O projeto da produção de próteses bucomaxilofaciais para a reabilitação de pacientes oncológicos que passaram por morbidades faciais resultantes de cirurgias de cabeça e pescoço foi desenvolvido pelos doutorandos em Ciências da Saúde Victor Hugo Dantas Guimarães (graduado em Ciências Biológicas), Cristina Paixão Durães e Larissa Lopes Fonseca (ambas odontólogas).

Mesa expositora.

No programa de doutorado, as acadêmicas Cristina Paixão Durães e Larissa Lopes Fonseca tem como orientador o professor André Luiz Sena Guimarães, vinculado ao PPGCS e ao Departamento de Odontologia da Unimontes. O doutorando Victor Hugo Dantas Guimarães tem como orientador o professor Sérgio Henrique Sousa Santos, do corpo docente do PPGCS.


Conforme o professor André Luiz Sena Guimarães, a ideia teve como ponto de partida o projeto de extensão “Odontologia no contexto interdisciplinar, do curso de Odontologia da Unimontes, implementado em parceria com o Hospital Dilson Godinho. Coordenado por ele, o projeto visa “capacitar os alunos do curso de Odontologia a trabalhar em ambiente multiprofissional e fornecer tratamento odontológico a pacientes em tratamento de neoplasias malignas”

A cirurgiã-dentista e doutoranda Cristina Paixão Durães destaca que durante o Open Innovation IFNMG foi apresentada a proposta da Clínica Reabilitare, a partir da produção das próteses bucomaxilofaciais. “O objetivo é a implantação dessas próteses para resolver esse problema e devolver a autoestima, a dignidade e oferecer maior qualidade de vida para os pacientes e seus familiares”, ressaltou.
Ela destacou ainda que, como ainda existem empresas especializadas para a reabilitação de pacientes oncológicos no Norte de Minas, o projeto apoiado pela Inemontes visa resolver esse gargalo e se firmar no mercado, garantindo a melhoria de vida para os pacientes atendidos.

Relacionadas

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas
Aprovados no Processo Seletivo Vagas Remanescentes – Modalidade Pessoas Idosas 60 anos ou mais deverão fazer matrículas no período de 24 a 26 de julho/2024