Foi realizada na tarde desta quarta-feira (5/9), a reunião para as assinaturas dos termos de compromisso para a realização do Projeto Unimontes Solidária no período de 2018/2019. Serão atendidos sete municípios do Norte de Minas e, pela primeira vez, as unidades da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) nas regiões Norte, Noroeste e Metropolitana.

Conforme explicou o reitor, professor João dos Reis Canela, os municípios foram definidos a partir de inscrição por edital de seleção. São avaliados critérios socioeconômicos e culturais, além do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

As atividades são conduzidas pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), com a participação de acadêmicos dos diversos cursos em ações voluntárias, em geral, nos períodos de recesso ou férias escolares.

O vice-reitor Antonio Alvimar Souza e os pró-reitores de Extensão, Jussara Maria de Carvalho Guimarães e Paulo Eduardo Gomes de Barros (adjunto) participaram da reunião e, pela CAE, os coordenadores do projeto, professores Gilson José Fróes e Marcelo Rezende.

No âmbito da Fucam, por exemplo, cerca de dois mil alunos da educação integral estarão participando do Unimontes Solidária. A Fundação conta com sedes em Buritizeiro, Esmeraldas, Juvenília, Januária, Riachinho e São Francisco.

Como representantes dos municípios e parceiros, estiveram presentes as coordenadoras da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), Maria Alice Correa de Souza (regional) e Francine Mendes Nobre Almeida (São Francisco) e os prefeitos de Marcelino Ferraz da Rocha (prefeito de Fruta de Leite), Aline Teixeira (Santa Cruz de Salinas) e Wilton Leite Madureira (Verdelândia), o vice-prefeito Jorge Carlos Veloso Pinto (Mirabela), os secretários Edvaldo Farias da Silva Filho (saúde, Berizal) e Jonatas Rego (educação, Mirabela), o procurador municipal Igor Charles Bicalho Leão (Itacambira) e a professora Maria Fonseca Dias (Olhos D’Água).