O Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros, passa por atualização no parque tecnológico para a assistência aos pacientes. Nesta semana, a unidade anuncia a aquisição de instrumentais para a área de Videocirurgia, viabilizados por meio de doação do Grupo Alfastar Participações LTDA, no valor de R$ 200 mil. Entre as aquisições estão laparoscópios, caixas de esterilização, cânulas, hastes porta-agulha, aspiradores e empunhaduras.

Os instrumentais serão utilizados na realização de procedimentos nas áreas de Ginecologia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica e Cirurgia do Aparelho Digestivo.

Para o diretor assistencial do HUCF, Romero Iago Freitas Mendes, a modernização tecnológica de forma contínua é necessária diante do aprimoramento dos tratamentos na área da saúde. “Estes materiais são referência para a área de videocirurgia em nível mundial, associados aos profissionais altamente qualificados”, explica.

TÉCNICA

A Videocirurgia ou Videolaparoscopia é um método cirúrgico minimamente invasivo, que possibilita o tratamento de inúmeras doenças em várias áreas da Medicina. A modalidade, comparada à cirurgia tradicional, apresenta diversos benefícios, entre os quais a menor ocorrência de dor pós-operatória, menor risco de infecção hospitalar, menor tempo de permanência hospitalar e retorno mais rápido às atividades cotidianas dos pacientes submetidos à técnica.