Acontece na manhã desta segunda-feira (13) a aula inaugural do curso de capacitação em geotecnologias aplicadas ao cadastro multifinalitário. O curso é a etapa inicial do Projeto Cadastro Técnico Imobiliário para Elaboração do Plano de Macrodrenagem e Roteirização da Coleta de Resíduos Sólidos do Município de Montes Claros. O projeto é executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (Fadenor) e coordenado pelos professores doutores da Unimontes, Marcos Esdras Leite (Departamento de Geociências) e Narciso Ferreira dos Santos Neto (Departamento de Administração).

O curso visa atualizar os servidores públicos municipais sobre as geotecnologias disponíveis para coleta e atualização de dados sobre a cidade de Montes Claros. 

Na gestão pública municipal, o Cadastro Técnico Imobiliário é fundamental para orientar as políticas e ações que atenderão a sociedade. Com essas informações atualizadas os gestores municipais possuem um diagnóstico da ocupação do espaço urbano, além de ser instrumento importante para o planejamento municipal.

Além da arrecadação, o cadastro imobiliário é uma rica fonte de dados para subsidiar a gestão urbana, pois nele pode ser identificada a distribuição dos equipamentos urbanos, a infraestrutura instalada, o adensamento dos domicílios entre outras informações sobre os imóveis, isto é, nesse setor pode se encontrar dados para um diagnóstico completo da ocupação e uso do espaço municipal.

Dessa forma, para atender as demandas da gestão municipal de forma eficaz, será realizado o cadastro técnico multifinálitário (CTM), utilizando-se os recursos geotecnológicos, como o sistema de informação geográfica (SIG), as fotografias de drone e as imagens de satélite de alta resolução espacial, instrumentos que contribuirão para a celeridade na atualização do dados e para o planejamento e a gestão municipal.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes reforça compromisso com biossegurança em laboratórios de pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro