No mês de dezembro de 2023, o mercado de trabalho de Montes Claros teve 3.541 admissões e 3.653 desligamentos, com um saldo negativo de 112 empregos formais. É o que revela a pesquisa do Observatório do Trabalho do Norte de Minas (OTNM), vinculado ao Departamento de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

De acordo com o levantamento, no último mês de 2023, desligamentos subiram 4% no município enquanto que as admissões caíram 14,2%, sendo possível apontar a queda nas admissões como a maior responsável pelo saldo negativo. Em dezembro, foram admitidos 1.881 homens (53.1%) e 1660 mulheres (46,9%). Foram desligadas 1.892 pessoas do sexo masculino (51,8%) e 1.764 pessoas do sexo feminino (48,2%).

“Os dados analisados pelo Observatório nos últimos dez anos demonstram que no mês de dezembro ocorre uma queda nas admissões e um maior volume de desligamentos, gerando consequentemente um saldo entre as admissões e os desligamentos pior que o obtido no mês de novembro”, observa o professor Roney Versiani Sindeaux, que coordena a pesquisa mensal juntamente com o professor Rogério Martins Furtado de Souza.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que em 2023 Montes Claros teve a geração de 92.306 empregos formais, com um saldo positivo de 2.776 postos de trabalho e um crescimento de 3.10% em relação a geração de emprego de 2022 (89.530 admissões). “Porém, o percentual de crescimento do mercado local ficou um pouco abaixo do crescimento dos mercados nacional (3,5%) e estadual (3,15%), principalmente em decorrência do baixo resultado obtido no primeiro semestre – 731 novos postos, sendo que foram gerados 2.017 postos de trabalho no segundo semestre”, pontua pesquisador.

O professor Roney Sindeaux lembra que, o levantamento mostra que, ao longo de uma década, apenas no ano de 2020 (durante a pandemia do Coronavírus), o saldo entre as admissões e desligamentos em dezembro foi positivo, ainda assim com a geração de aproximadamente 20 postos de trabalho”. Ele frisa que, diante disso, “é possível considerar que o saldo negativo obtido em dezembro de 2023 (-112 postos de trabalho) está dentro de uma margem esperada”, afirma docente da Unimontes.

De acordo com o levamento do OTNM/Unimontes, as maiores quantidades de admissões em Montes Claros em dezembro ocorreram nas microempresas dos setores de serviços e do comércio e nas grandes empresas do setor de serviço. Os maiores volumes de desligamentos foram verificados nas micro e pequenas empresas dos setores de serviços e do comércio e nas grandes empresas do setor de serviços. Apenas as microempresas e as grandes empresas obtiveram saldo positivo na relação entre as admissões e desligamentos. O maior saldo negativo ocorreu no segmento das pequenas empresas.

O setor de serviços respondeu por 57,6% das admissões e 55% dos desligamentos, consolidando-se como o setor que mais movimenta o mercado de trabalho formal do município. A indústria foi o único setor a perder postos de trabalho, com o fechamento de 192 empregos.

A atividade econômica “Atividades de Teleatendimento”, pertencente ao setor de serviços, é a que mais movimenta o mercado de trabalho formal do município. Em dezembro, representou 21,9% das admissões e 15,3% dos desligamentos, percentuais similares aos obtidos ao longo de todo o ano. No mês foi responsável por 776 admissões (228 do sexo masculino e 548 do sexo feminino) e 558 desligamentos (167 do sexo masculino e 391 do sexo feminino).

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +