– Eventos tem a parceria da Unimontes –

Foram iniciadas as comemorações dos 50 anos do Grupo Folclórico Banzé que, ao longo de doze meses,  contarão com uma série de eventos. A abertura foi marcada por uma missa em Ação de Graças, domingo à noite (20/5), na histórica Igreja do Rosário, no Centro de Montes Claros. As atividades contam com o apoio e a parceria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da Reitoria, da Pró-Reitoria de Extensão e diversos Departamentos da instituição.

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou a concessão da entrega da placa Alferes José Lopes ao Grupo Banzé, pelo Jubileu de Ouro da companhia de danças. A homenagem foi agendada para esta segunda-feira (21/5), às 19 horas. O projeto é de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Prates.

As atividades comemorativas do cinqüentenário do grupo folclórico vão se estender ao longo de um ano (até maio de 2019), com a participação da comunidade acadêmica da Unimontes. No cronograma consta a participação do grupo na Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes), no período de 29 de junho a 8 de julho; exposição de figurinos do Banzé no Museu da Moda (Mumo), de 4 de agosto a 16 de setembro, em Belo Horizonte.

No dia 11 de agosto, a companhia apresentará o espetáculo “Oh! Minas Gerais”, em Montes Claros. No período de 17 a 25 de agosto, o Banzé se apresentará no XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo (RS).

>> VEJA MAIS FOTOS

As comemorações terão continuidade com o “Festejo Folclórico”, em homenagem ao Grupo Banzé, que, na ocasião, fará apresentação especial para convidados, em Belo Horizonte, no dia 16 de setembro. No período de 4 de outubro a 25 de novembro, será realizada exposição de fotos e do acervo do Banzé, no Centro de Arte Popular Cemig, também na Capital Mineira.

A partir do dia 7 de dezembro, a mostra também poderá ser conferida no Museu Regional do Norte de Minas (instalado no antigo Casarão da Fafil), administrado pela Unimontes, onde permanecerá até o dia 31 de maio de 2019.

No dia 15 de dezembro, acontecerá o show especial “50 Anos do Grupo Banzé” na cidade. Ainda dentro da programação, está previsto para o período de 17 a 26 de maio de 2019, o XI Festival Internacional de Folclore de Minas Gerais.

Conforme o presidente do Grupo Banzé e coordenador-geral das comemorações, Gustavo Colares, como parte das comemorações está em produção o terceiro álbum musical do Grupo Folclórico Banzé, um livro e um documentário. A coordenação ainda busca o apoio e o patrocínio de outras instituições publicas e privadas.

MISSA FESTIVA

banze-moc-unimontes

A missa em ação de graças pelos 50 anos do Grupo Folclórico foi celebrada pelo padre João Batista Lopes, que, em sua pregação, também enalteceu a importância cultural do grupo, cujo repertório, em grande parte, é ligado à devoção e fé do povo. O Banzé tem danças inspiradas nos grupos de catopês, marujos e caboclinhos, personagens das centenárias Festas de Agosto de Montes Claros.

A celebração contou com as presenças de integrantes e ex-componentes do Grupo Banzé e de representantes da cultura regional. Os cânticos da missa contaram com acompanhamento musical do grupo de ritmo e vozes da companhia de danças. O canto da comunhão foi “Calix Bento”, que marca a fé e a devoção do povo norte-mineiro. Ao final, houve apresentação da “Música do Cinquentenário do Grupo Banzé”.

HISTÓRIA DO GRUPO BANZÉ – O Grupo Folclórico Banzé surgiu em 1968, dentro do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, criado pela professora Maria José Colares Moreira (Zezé Colares), com o objetivo de estimular seus alunos a conhecerem mais sobre o folclore e a história da música. O grupo – que, inicialmente, chamava-se “Bandinha da Zezé” – tornou-se um grande divulgador das tradições e da cultura brasileira, participando e recebendo premiações em festivais internacionais de folclore.

Por meio de convênio, o Banzé também passou a ser vinculado à Unimontes. Por um período, o seu acervo foi guardado no prédio do Museu do Folclore (atual Centro de Pesquisa e Documentação Regional), na Rua ngelo de Quadros, no Bairro São José.