O ministro do Esporte, Orlando Silva, estará entre os conferencistas na solenidade de abertura do 1º Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Psicologia e Saúde (Eipse), dia 12 de outubro, no centro de convenções da Sociedade Rural. Em mensagem aos organizadores, ele confirma a participação no evento e destaca a importância do encontro para o cenário do esporte nacional.

A promoção do Eipse é da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD/Portugal) e as Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (Fip-Moc), com programação até o dia 16 de outubro.

Ao longo dos cinco dias, o evento destacará a integração entre os pesquisadores das instituições brasileiras de ensino superior com os profissionais que atuam em países das Américas do Norte e do Sul, África e Europa (Brasil, Portugal, Chile, Estados Unidos e Moçambique).

VISITAS

No sítio eletrônico oficial, por exemplo, é possível visualizar a repercussão do 1º Eipse: Em pouco mais de dois meses de divulgação, há 4.943 visitas registradas de 25 países. Somente do Brasil, há 122 cidades diferentes entre os visitantes.

A projeção dos organizadores é de reunir mil pessoas vinculadas às áreas de saúde, educação, esporte, lazer, psicologia e cultura. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Governo do Estado apóiam o encontro, assim como o Ministério da Educação, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Paralelo ao “I Eipse” acontecerá o 1º Encontro de Editores de Revistas Científicas Internacionais e Nacionais. Mais informações sobre a programação pelo portal www.eipse.unimontes.br.