Com linhas de pesquisa voltadas para a riqueza da flora regional, a produção científica da Universidade Estadual de Montes Claros está em destaque no 62º Congresso Nacional de Botânica, que acontece na Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza. Até o próximo dia 12, serão apresentados vinte trabalhos da instituição desenvolvidos por alunos do mestrado em Ciências Biológicas, acadêmicos do curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e por professores com estudos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

“Os nossos trabalhos evidenciam a biodiversidade do Norte de Minas”, destaca o professor Leonardo Monteiro Ribeiro, do departamento de Biologia Geral e coordenador das ações da Unimontes no Congresso. Também pesquisador, ele explica que a instituição participa do Congresso há 10 anos consecutivos. “Além de divulgar a nossa produção científica e projetar a Unimontes no cenário nacional, conseguimos estabelecer parcerias com cientistas de outras partes do Brasil”.

LABORATÓRIOS

As pesquisas que a Unimontes leva à cidade de Fortaleza foram desenvolvidas no próprio campus-sede, em estudos nos laboratórios de Micropropagação, Anatomia Vegetal, Ecologia e Propagação Vegetal, Ecologia Evolutiva e Genética da Conservação. “Os nossos temas estão relacionados à conservação da natureza, biodiversidade, uso sustentável, ensino e mercado de trabalho”, complementa Leonardo Monteiro.

Organizado pela Sociedade Brasileira de Botânica (SBB), UECE e Governo do Estado do Ceará, o 62º Congresso Nacional de Botânica teve início no último dia 7, com a participação de 3,5 mil pessoas, entre professores, mestres, doutores, graduandos, mestrandos e pesquisadores do Brasil e do exterior. O tema central em 2011 é “Botânica e o Desenvolvimento Sustentável”.