A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) oferece 20 vagas no seu curso de Mestrado em Letras/Estudos Literários, a serem preenchidas no primeiro semestre de 2021. As inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários – PPGL serão recebidas no período de 25 de janeiro a 5 de fevereiro, pela internet.

Os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição, disponível no link: https://forms.gle/bLk9knz3CQXwZsS. Mais informações podem ser obtidas no site do programa: www.posgraduacao.unimontes.br/ppgl.

O mestrado em Letras/Estudos Literários da Unimontes é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC.

O curso de pós-graduação Stricto Sensu tem como área de concentração “Estudos Literários”. O objetivo da área de concentração é “fomentar a pesquisa em estudos literários, incluídos estudos das literaturas de língua portuguesa, das literaturas de expressão inglesa e hispânica, sobretudo as latino-americanas”. Visa ainda “estudar a produção literária de Minas Gerais e suas diversas manifestações (visuais, escritas, orais, musicais e outras)”.

A partir destes eixos norteadores, o curso objetiva formar pesquisadores e professores especializados em estudos literários, aptos a desenvolverem projetos de investigação científica e acadêmica, capacitados para a docência em ensino de Literatura Brasileira e suas relações com a sociedade.

Linhas de pesquisa

As vagas do Mestrado em Letras/Estudos Literários serão distribuídas por três linhas de pesquisa: “Tradição e Modernidade”, “Leitura Literária: representações do autor e do leitor” e “Literatura, Territórios e Fronteiras”.

A linha de pesquisa “Tradição e Modernidade” abrange “os estudos sobre a tradição e os momentos de renovação na Literatura Brasileira, em outras literaturas e em outros discursos; investigações sobre hibridismo textual, teorias do arquivo, da tradução intersemiótica e da desconstrução”.

A linha de pesquisa “Leitura literária: representações do autor e do leitor” tem como foco os “estudos sobre a leitura literária, representações do autor e da personagem leitora” e os “diálogos entre a Literatura rasileira, o ensino e a formação do leitor crítico”.

Já a linha de pesquisa “Literatura, Territórios, Fronteiras” aborda os “estudos sobre manifestações literárias produzidas em Minas Gerais em diálogo com as literaturas de expressão portuguesa e latino-americana. Investigações sobre as relações do texto literário com a cultura, a história e com a sociedade”.

Processo seletivo e reserva de vagas

As inscrições ao Mestrado em Letras/Estudos Literários da Unimontes serão homologadas por meio de análise técnica da documentação apresentada pelos candidatos. A avaliação será feita pela banca examinadora do programa.

O processo seletivo será constituído de avaliação do currículo lattes, avaliação do projeto e sua adequação às linhas de pesquisa e ainda de entrevista/defesa do projeto de pesquisa.

Na Classificação Final, serão reservadas 45% do número de vagas para candidatos de baixa renda egressos de escolas públicas, sendo parte deles negros e indígenas. Cinco por cento do total de vagas serão destinadas a candidatos com deficiências.

Serviço:
Inscrições – Processo Seletivo do Mestrado em Letras/Estudos Literários da Unimontes
Vagas oferecidas: 20
Quando se inscrever: 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2021
Informações: www.posgraduacao.unimontes.br/ppgl.

Museu Regional do Norte de Minas realiza chamamento público de exposições temporárias para 2025
Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito