O Dia Internacional de Luta pelos Direitos da Mulher, comemorado em 8 de março, terá como uma das atividades especiais no âmbito da Unimontes o evento “8M – Mulheres falam de Mulheres”. Será nesta sexta-feira (6/3), com a mesa temática “Feminismo para quê?”, a partir das 19 horas, no auditório do prédio 2 (CCH), no campus-sede.

A organização é do mestrado em História e do Grupo de Pesquisa em Gênero e Violência, com a participação aberta e gratuita para toda a comunidade acadêmica e o público em geral. Haverá entrega de certificados.

Segundo a coordenadora do evento, professora Cláudia de Jesus Maia, além de dar visibilidade à produção acadêmica das docentes e alunas, o tema definido visa destacar a pluralidade das mulheres e mostrar como são as lutas específicas de cada uma por direitos e conquistas, mesmo em tempos de discriminações, desigualdades e de violências de gênero.

O tema “Feminismo para quê?”, ainda segundo a pesquisadora, é uma espécie de provocação para ressaltar a importância da igualdade de direitos. “Durante muito tempo, a produção do conhecimento foi feita quase que exclusivamente por homens. As mulheres alcançaram muitas conquistas nos últimos anos, principalmente a partir do feminismo, mas a sociedade ainda convive com inúmeras desigualdades e é preciso enfrentá-las para garantir direitos e oportunidades”, completa a coordenadora.

PROGRAMAÇÃO

A primeira abordagem será da professora doutora Bárbara Figueiredo Souto, do Departamento de Unimontes, sobre “As Mulheres Latino-Americanas em Movimento no Século XIX”. Em seguida, a professora-mestre Aline Lima, do curso de História (campus São Francisco), e a acadêmica Eloyá Amorim (História), também integrante da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial, fazem a explanação sobre “As Mulheres Negras rompendo silêncios e padrões estéticos”.

Ativista em Montes Claros, Letícia Ferreira abordará a pluralidade feminina sob a ótica das mulheres trans: “Desconstruindo o Gênero”. O encerramento será com as mestrandas em História da Unimontes, Maria Clara Oliveira e Carolina Acypreste, na abordagem: “Mulheres, Violência e Resistência no Mundo Contemporâneo”.

AUDIÊNCIA

Na próxima quinta-feira (12/3), a violência contra a mulher e os direitos humanos, especialmente na região do Norte de Minas, serão temas de audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O evento está previsto para as 13 horas, na Câmara Municipal de Montes Claros. Pela Unimontes, serão expositores o promotor de Justiça e professor Guilherme Roedel Fernandez Silva (Direito) e a professora Cláudia Maia, que também representa a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Relacionadas

Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro