O Dia Internacional de Luta pelos Direitos da Mulher, comemorado em 8 de março, terá como uma das atividades especiais no âmbito da Unimontes o evento “8M – Mulheres falam de Mulheres”. Será nesta sexta-feira (6/3), com a mesa temática “Feminismo para quê?”, a partir das 19 horas, no auditório do prédio 2 (CCH), no campus-sede.

A organização é do mestrado em História e do Grupo de Pesquisa em Gênero e Violência, com a participação aberta e gratuita para toda a comunidade acadêmica e o público em geral. Haverá entrega de certificados.

Segundo a coordenadora do evento, professora Cláudia de Jesus Maia, além de dar visibilidade à produção acadêmica das docentes e alunas, o tema definido visa destacar a pluralidade das mulheres e mostrar como são as lutas específicas de cada uma por direitos e conquistas, mesmo em tempos de discriminações, desigualdades e de violências de gênero.

O tema “Feminismo para quê?”, ainda segundo a pesquisadora, é uma espécie de provocação para ressaltar a importância da igualdade de direitos. “Durante muito tempo, a produção do conhecimento foi feita quase que exclusivamente por homens. As mulheres alcançaram muitas conquistas nos últimos anos, principalmente a partir do feminismo, mas a sociedade ainda convive com inúmeras desigualdades e é preciso enfrentá-las para garantir direitos e oportunidades”, completa a coordenadora.

PROGRAMAÇÃO

A primeira abordagem será da professora doutora Bárbara Figueiredo Souto, do Departamento de Unimontes, sobre “As Mulheres Latino-Americanas em Movimento no Século XIX”. Em seguida, a professora-mestre Aline Lima, do curso de História (campus São Francisco), e a acadêmica Eloyá Amorim (História), também integrante da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial, fazem a explanação sobre “As Mulheres Negras rompendo silêncios e padrões estéticos”.

Ativista em Montes Claros, Letícia Ferreira abordará a pluralidade feminina sob a ótica das mulheres trans: “Desconstruindo o Gênero”. O encerramento será com as mestrandas em História da Unimontes, Maria Clara Oliveira e Carolina Acypreste, na abordagem: “Mulheres, Violência e Resistência no Mundo Contemporâneo”.

AUDIÊNCIA

Na próxima quinta-feira (12/3), a violência contra a mulher e os direitos humanos, especialmente na região do Norte de Minas, serão temas de audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O evento está previsto para as 13 horas, na Câmara Municipal de Montes Claros. Pela Unimontes, serão expositores o promotor de Justiça e professor Guilherme Roedel Fernandez Silva (Direito) e a professora Cláudia Maia, que também representa a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Relacionadas

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba