Três acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foram os vencedores da Global Management Challenge (GMC Brasil/2019), considerada a maior competição de estratégia e gestão empresarial do mundo. O evento é baseado em simulações de negócios. A final nacional foi realizada na segunda-feira (2/3), no Rio de Janeiro. A equipe da Unimontes representará o país na etapa internacional, que acontecerá em Lisboa (Portugal), entre os dias 26 e 28 de maio de 2020.

O time Unimontes é formado por Paulo Ricardo Prates e Jéssica Pereira Soares, mestrandos  do  Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu  em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial  (PPGDEE), e Wilson Lino José de Oliveira, acadêmico do 4º período do curso de graduação de Economia.

Concorreram à competição 42 equipes formadas por estudantes de universidades e outras instituições de todo país. As oito melhores equipes foram selecionadas para a etapa final no Rio de Janeiro, onde foram anunciados os representantes da Unimontes como os grandes vencedores nacionais.

Paulo Ricardo Prates, Jéssica Pereira Soares e Wilson Lino José de Oliveira
(Fotos: Andrey Librelon / Unimontes

DIFICULDADE

A prova do Global Management Challenge consiste numa simulação empresarial interativa em que cada equipe gerencie uma empresa com o objetivo de obter o melhor desempenho do investimento no mercado. A meta é atingir maior crescimento do capital investido e maior rentabilidade para os acionistas.  Durante a competição, as equipes tomam decisões a partir de um cenário, considerando os fatores econômico, contábil/financeiro, administrativo, marketing e mercado aberto. Na questão econômica são avaliados: taxa de emprego, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), taxa de juros e câmbio.

Na parte contábil/financeira, o desafio leva em conta as operações gerenciais financeiras da empresa. Na parte administrativa, são considerados os recursos disponíveis. No marketing, observam-se as ações para divulgação dos produtos da empresa, e no mercado aberto são verificadas as operações na bolsa de valores, observando os dividendos e cotas dos acionistas. São feitas análises da atuação empresarial dentro de três mercados: Mercosul, Nafta e Mercado Mundial.

CONQUISTA

Mestrando pelo PPGDEE, Paulo Ricardo Prates ressalta que a conquista da GMC Brasil permitiu observar que “o crescimento das empresas está vinculado ao desenvolvimento econômico dos países, uma vez que, antes da tomada de qualquer decisão, foi levada em conta o cenário econômico mundial”. Prates lembra ainda que, entre outros aspectos, foram observadas duas crises mundiais: os crimes cibernéticos, que afetaram as vendas pela internet; e a queda das matrizes energéticas

Troféu em destaque no Salão dos Conselhos da Unimontes

“O GMC foi importante para que eu pudesse  entender melhor o funcionamento de uma empresa e me preparar para o mercado de trabalho. A competição também me possibilitou a aplicação prática dos conhecimentos teóricos ensinados na sala de aula”, comemora o acadêmico Wilson Lino Oliveira.

Jéssica Pereira Soares, também mestranda do PPGDEE enalteceu a importância da vitória. “A competição é muito importante para os estudantes e profissionais da área de finanças. O aprendizado facilita o desenvolvimento de competências de gestão estratégica, que são fundamentais para a atuação dos profissionais no mercado de trabalho”, considera. “ Estamos muito felizes em representar a Unimontes no cenário nacional e internacional, por meio desta competição”, completa Jéssica.

MOTIVO DE ORGULHO

O mestrando Paulo Ricardo Prates destaca que ao vencer o GMC Brasil 2019, a equipe da Unimontes teve uma grande conquista, sobretudo por concorrer  com representantes de grandes universidades e instituições reconhecidas nacionalmente na área de economia. “Queremos agradecer à Reitoria da Unimontes, especialmente, à vice-reitora Ilva Ruas e às pró-reitorias de Extensão, Pós-Graduação de Planejamento, Gestão e Finanças, pelo apoio oferecido, o  que viabilizou a nossa participação”, disse Paulo.

Ele agradeceu ainda o “empenho e dedicação” da coordenadora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial, professora Tânia Marta Maia Fialho, e a professora Luciana Maria Costa Cordeiro (mentora da equipe) por incentivarem os representantes da Unimontes a participarem da competição internacional.

“É motivo de orgulho para minha família saber que a universidade contribuiu para que eu pudesse receber uma premiação e representar o país em uma competição internacional. Sou o  primeiro  da minha família a ingressar em um curso superior e chegar a um mestrado”, declara Paulo Ricardo.  “Acredito que o feito também é motivo de orgulho para departamento de Economia da Unimontes e para o programa de mestrado em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial”, comemora.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros