Criança nasceu com apenas 600 gramas

A Maternidade do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (HU – Unimontes), viveu dias de apreensão à chegada de Maria Inês, nascida em 15/01/23, com apenas 600g de peso. Ao nascer, a criança foi encaminhada diretamente à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da unidade.

A mãe, Angélica Heloísa da Costa, vinda às pressas da cidade de Guaraciama (70km de Montes Claros), narra que “o atendimento imediato da maternidade do Hospital Universitário (HU – Unimontes) foi decisivo para a sobrevivência dela”, referindo-se à filha. “Minha filha estar viva é uma vitória, um sentimento de superação mesmo”, completa.

Maria Inês apresentou sinais graves de saúde e instabilidade.

Nascida com 28 semanas e 03 dias, a criança foi internada e recebeu tratamentos intensivos para respiração, controle térmico e cateterismo. Crianças recém-nascidas e abaixo de 01kg, precisam de cuidados especiais e constantes, como o banho com água estéril, aquecimento com calor radiante e observação quanto à dieta aplicada. “No caso dela, recebia pequenas doses de leite materno em intervalos calculados pela equipe e permaneceu aquecida na incubadora até apresentar evolução”, explica a técnica em enfermagem do HU – Unimontes, Cíntia Veloso.

Equipe da UTI – Neonatal, Maria Inês, sua mãe e sua avó.
Foto: João Paulo Antonini

A avó da criança, Carlenice Gomes dos Santos Gonçalves, acompanhou tudo de perto e, nos últimos 12 dias de tratamento, esteve ao lado da neta, sendo também assistida pela equipe da Maternidade Maria Barbosa. “Não tem explicação pelo que a gente passou, é coisa de Deus mesmo. Tem quase duas semanas que eu estou aqui seguido. Ela estar viva é um alívio muito grande e também para a equipe do HU – Unimontes que cuidou dela com muito carinho”, manifestou a avó.

Nesta sexta-feira (02/06), Maria Inês foi pesada com 2kg, podendo receber a vacinação contra tuberculose e hepatite B, estando apta à liberação médica para conhecer a sua família em Guaraciama. A técnica de enfermagem responsável pela sala de vacinas, Carmém Lúcia Ventura, realizou a vacinação da criança e manifestou sua satisfação, dizendo que “ter vacinado essa menina foi uma das coisas mais lindas que eu já fiz aqui. Graças a Deus temos a UTI Neonatal equipada, pois salvamos outra vida e o nosso trabalho coletivo foi realizado”.

Entrega do cartão de vacinas de Maria Inês.
Foto: João Paulo Antonini

Em Abril/2023 a UTI Neonatal da Maternidade Maria Barbosa do Hospital Universitário realizou outro grande feito: recebeu uma criança recém-nascida de apenas 485g (em 11/11/2022) e a entregou saudável e vacinada à família, pesando 2,56kg, em 26/04. Apenas 37 dias antes do sucesso do tratamento de Maria Inês.

Premiações

O HU – Unimontes e a Maternidade Maria Barbosa detém os títulos de Hospital Amigo da Criança, emitido pela Unicef e Organização Mundial da Saúde (OMS); Maternidade Segura; e Prêmio Galba de Araújo.

A Maternidade do HUCF é referência regional para gravidez de alto risco, inclusive para pacientes soropositivos e conta com um ambulatório com assistência clínico-ginecológica, pré-natal, atenção ao puerpério, climatério, mastologia, planejamento familiar, ambulatório de assistência às vitimas de violência sexual e serviço de prevenção de câncer ginecológico.

Também se destaca por oferecer serviços numa perspectiva docente-assistencial, integrando os cursos médico, de enfermagem e residências médicas em ginecologia/obstetrícia, multiprofissional saúde da família, ciências da saúde e pediatria.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025