Levantar subsídios para a melhoria das condições nutricionais da população assistida pelas unidades básicas de saúde. Este foi o objetivo da pesquisa “Avaliação da implantação da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Primária à Saúde em municípios de grande porte populacional de Minas Gerais’, realizada em Montes Claros.

Inserida em programa do Ministério de Saúde, a pesquisa foi efetuada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp) da Fundação Oswaldo Cruz, que financiou o estudo. O Comitê Gestor da Pesquisa de Montes Claros (CGP-MOC) foi composto por representantes da Unimontes, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Superintendência Regional de Saúde (SRS) e por pesquisadores da Ensp/Fiocruz.

Os resultados do levantamento sobre a vigilância alimentar e nutricional da população foram apresentados e discutidos em evento promovido em Montes Claros nos dias 24 e 25 de maio. O seminário foi denominado “Avaliação Participativa e Vigilância Alimentar e Nutricional em Minas Gerais: apresentação dos resultados e discussão das recomendações”.

Participaram do encontro gestores, profissionais de saúde, representantes da sociedade civil organizada, pesquisadores e comunidade acadêmica.

Realizada no período de 2020 a 2023, a pesquisa teve como coordenadora em Montes Claros a professora Lucineia Pinho, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Cuidados Primários em Saúde (PPGCPS) da Unimontes. Conta também com a participação da professora Orlene Veloso Dias, vinculada ao Departamento de Enfermagem da Unimontes e professora do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Primários em Saúde.

A professora Lucineia Pinho, que faz parte do Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva da Unimontes, explica que o diagnóstico teve como objetivo elaborar o “perfil epidemiológico quanto a indicadores de morbimortalidade relacionados ao estado nutricional dos indivíduos, além de “ caracterizar o município quanto a indicadores de recursos e cobertura e descrever a evolução do monitoramento do estado nutricional e do consumo alimentar da população local a partir do sistema SISVAN-WEB”.
Ela destaca que durante seminário realizado no final de abril foram repassados para os gestores e profissionais da atenção primária à saúde as recomendações prioritárias para a melhoria das condições de alimentação da população, a partir dos dados levantados no estudo. Os profissionais foram orientados sobre todas as s estratégias que devem ser adotadas para garantir o bom nível nutricional dos indivíduos atendidos nas unidades de atenção básica à saúde.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +