Nesta quinta-feira ( 25/05), a Maternidade Maria Barbosa do Hospital Universitário Clemente de Faria (HU-Unimontes), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros, realizou a entrega de certificados de doadoras de leite humano para as parturientes da unidade que se dispuseram a colaborar com o posto de coleta do hospital.

O evento, de caráter simbólico e afetivo, contou com as presenças de oito doadoras em estágio de aleitamento ativo, que receberam os certificados. A atividade teve a participação da Diretora de Enfermagem do HU – Unimontes, Suelen dos Santos Ferreira; da gerente da Maternidade, Bárbara Cerqueira; e das técnicas de enfermagem responsáveis pelo posto de coleta, Osvaldina Gonçalves, Edineia Marcia Siqueira e Silvia Brito.

Imagem panorâmica do evento, na maternidade do HU – Unimontes.
Foto: João Paulo Antonini

“O posto de coleta de leite humano do HU – Unimontes é um instrumento de proteção da vida dos nossos bebês internados, que, muitas vezes, não podem ser assistidos pelas mães quando se encontram em quadros clínicos mais delicados. Por isso, a importância das doadoras. Elas mantêm esse ciclo de doação ativo”, explicou a gerente da maternidade, Bárbara Cerqueira.

Na ocasião, foi levantada a necessidade de conscientização da população para colaborar com a doação de leite humano e, também, da importância do Poder Público para essa garantia, uma vez que o Hospital da Unimontes é direcionado, em sua totalidade, para o atendimento oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Diretora de Enfermagem do HU – Unimontes, Suelen dos Santos Ferreira, ressaltou que a manutenção do posto de coleta de leite materno está inserida no processo de humanização do hospital. “O HU – Unimontes conta com o apoio e a solidariedade da população. Somos um hospital de referência e certificado como Amigo da Criança (selo oficial do Ministério da Saúde para entidades que cumprem as propostas do Fundo das Nações Unidas para a infância), o que nos enche de orgulho”.

Gesto amigo, coração caridoso

Durante o evento, a mãe-doadora Jéssica Correia Pimenta foi destacada e agradecida por ter contribuído com o maior quantitativo de leite humano doado para o posto de coleta, recebendo o certificado e presentes da coordenação da Maternidade Maria Barbosa.

“Conheci o posto de coleta porque a minha filha foi internada aqui na maternidade. Me senti tocada em ajudar, ao ver o trabalho desenvolvido com amor e seriedade e, também, pela importância da doação para os bebês que são alimentados. (Com a doação) a gente percebe que está ajudando de alguma forma. Para as mães que internadas na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) é muito importante por saber que os filhos estão sendo alimentados. E fica essa sensação de caridade e amor ao próximo mesmo”, disse a doadora, emocionada.

A doadora Jéssica Correia Pimenta sendo presenteada pela Gerente da Maternidade e pela Diretora de Enfermagem do HU – Unimontes
Foto: João Paulo Antonini

Maternidade HU – Unimontes

A Maternidade Maria Barbosa do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros, realizou 1.777 atendimentos em 2022, sendo 266 na UTI – Neonatal. A quantidade de leite materno recolhida de doadoras diretamente no posto de coleta foi de 504,12 litros, uma média de 42 litros mensal.

Em 2022 foram realizadas 740 visitas domiciliares, com 256 doadoras cadastradas naquele ano.

Saiba como doar

Quem quiser se tornar doadora do Posto de Coleta de Leite Humano do HU -Unimontes, pode entrar em contato pelos telefones (38) 3224-8314 ou (38) 3224-8329.

O trabalho de coleta também é feito nas residências das doadoras. Para isso, basta ligar no mesmo telefone de contato, informar o desejo de doação, que o hospital enviará uma equipe para realizar a coleta, com total discrição e capacidade técnica para efetuar o recolhimento.

Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”