Objetivo é tornar o Centro uma referência de qualidade na
oferta da formação profissional e tecnológica

Melhorar a vida das pessoas por meio da educação profissional e tecnológica. Esta é a nova missão do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A razão de existência do CEPT foi definida de forma colaborativa nas oficinas realizadas de março a outubro deste ano, com os servidores do Centro (terceirizados, MGS, bolsistas e efetivos), durante as reuniões do Planejamento Estratégico Gerencial.

O CEPT é responsável pela coordenação da Escola Técnica de Saúde (ETS) e é a única escola do interior mineiro que integra a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), em Minas Gerais. A outra é a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), em Belo Horizonte.

Várias oficinas foram realizadas para o mapeamento estratégico da unidade. Em março, na abertura do planejamento, o Pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças (PRPGF), professor Aloysio Afonso Rocha Vieira, do Departamento de Ciências Econômicas da Unimontes e especialista no tema, abordou a importância do processo para toda a equipe.

Nesse período, reuniões setoriais foram realizadas para discutir as fraquezas e forças internas do CEPT, além de ameaças e oportunidades externas. A partir desse levantamento, foram definidos os novos valores, missão e visão do CEPT.

NOVA VISÃO

A atual visão foi elaborada na perspectiva de como “ser referência pública no Estado de Minas Gerais para educação profissional e tecnológica na área da saúde e demais eixos formativos”.

A intenção é que, em todo o Estado, o CEPT se torne indicativo de qualidade na oferta da formação profissional e tecnológica. Além de sua visão, os valores foram definidos como “inovação, cuidado e transparência”. Em ambos, a equipe espera que todas as suas ações sejam pautadas pelo zelo com seus alunos de forma clara e sempre em busca de renovação.

O CEPT atualmente oferta cursos técnicos nas áreas de ambiente e saúde, gestão, infraestrutura, produção industrial, recursos naturais e tecnologia da informação e comunicação, em diversos municípios, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação (Mec), e projetos próprios.

O próximo passo é a elaboração de planos de ações, alinhados com o mapeamento estratégico, que contemple o período até dezembro de 2020, quando será reavaliado o cumprimento das metas e novos objetivos para os próximos anos. Neste sentido, o CEPT irá, de forma gradual e sistemática, melhorar a qualidade das suas ações e seus cursos.

“Essa iniciativa contribuirá muito para o posicionamento estratégico da unidade. Um novo paradigma de gestão pública pautado em resultados e eficiência está sendo exigido pela sociedade e o CEPT, nessa perspectiva, atende a essa necessidade da comunidade”, projeta o diretor do Centro, professor Márcio Antônio Alves Veloso.

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