Presença da Universidade na Expomontes e reforço de parceria são temas de encontro

A Unimontes estará na 48ª Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros (Expomontes), que será realizada no período de 1º a 10 de julho. A participação da instituição no evento – que volta a ser promovido no modelo presencial depois de dois anos de suspensão devido à pandemia – foi um dos assuntos discutidos durante encontro do reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, com o presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Moacyr Basso, nessa segunda-feira (16/05).

O reitor ressaltou a disposição da Universidade em reforçar a parceria com a entidade, ao disponibilizar o conhecimento pelo desenvolvimento socioeconômico e melhoria da produção no campo no Norte de Minas. O professor Antonio Alvimar salientou ainda que a Unimontes contribui com atividade rural, especialmente, por meio dos projetos e pesquisas desenvolvidos no âmbito dos cursos de ciências agrárias, oferecidos no Campus Janaúba.

MEDICINA VETERINÁRIA

Na oportunidade, o reitor comunicou que a Unimontes vai incrementar suas ações na área por meio do recém-criado curso de Medicina Veterinária, que será oferecido em Janaúba-MG. As atividades docentes do curso serão iniciadas no segundo semestre de 2022. A implantação da nova graduação já foi aprovada pelos órgãos colegiados da Unimontes e pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) e pelo Ministério da Educação (MEC).

A unidade da Unimontes em Janaúba já conta com os cursos de graduação de Agronomia e Zootecnia e com os cursos de pós-graduação Stricto sensu de Zootecnia (mestrado) e Produção Vegetal no Semiárido (mestrado e doutorado). A instituição oferece ainda o curso de Tecnólogo em Agronegócio – no Campus de Paracatu (Noroeste do Estado).

Entre as ações desempenhadas no Campus de Janaúba têm destaque os estudos que asseguram a convivência com as adversidades climáticas, o uso racional dos recursos hídricos e a melhoria das pastagens. Também são realizados experimentos ligados à fruticultura e à produção do algodão, entre outros estudos e pesquisas.

“A disposição da Unimontes, como universidade de portas abertas, é trabalhar sempre em parceria com Sociedade Rural e com as demais entidades de classe, contribuindo com o desenvolvimento regional”, afirmou o professor Antonio Alvimar. O reitor informou ainda que durante a Expomontes, a Universidade pretende apresentar toda a sua estrutura e projetos voltados para o estímulo ao desenvolvimento socioeconômico regional, dando ênfase às pesquisas e serviços destinados à agricultura e à pecuária. Serão mostradas as ações de fomento ao setor produtivo realizadas por intermédio da Incubadora de Base Tecnológica da Unimontes (Inemontes), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa.

O presidente da Sociedade Rural, José Moacyr Basso, agradeceu ao reitor pela visita e destacou o interesse da entidade em incrementar a parceria com a universidade. Ele também enalteceu a importância da ampliação das ações e projetos da Unimontes voltados para a agricultura e pecuária, cumprimentando a atual gestão pela implantação do curso de Medicina Veterinária, antiga reivindicação regional.

Relacionadas

Unimontes está com inscrições abertas para Oficina de Teatro de conscientização sobre ISTs
Campus Montes Claros da UFMG promove aula aberta sobre urbanização e natureza na cidade e no campo
Escola do Brasil Profissionalizado é concluída pela Unimontes e entregue à comunidade de Monte Azul
Museu da Unimontes abre logo mais a exposição “Terra Queimada”, testamento vivo da tradição e da terra
Proades realiza, em dois campi da Unimontes, o Seminário de Atualização do PAE-MG – Inscrições abertas
Inscrições para o III Xirê da Consciência Negra começam na próxima sexta-feira