Presença da Universidade na Expomontes e reforço de parceria são temas de encontro
A Unimontes estará na 48ª Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros (Expomontes), que será realizada no período de 1º a 10 de julho. A participação da instituição no evento – que volta a ser promovido no modelo presencial depois de dois anos de suspensão devido à pandemia – foi um dos assuntos discutidos durante encontro do reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, com o presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Moacyr Basso, nessa segunda-feira (16/05).
O reitor ressaltou a disposição da Universidade em reforçar a parceria com a entidade, ao disponibilizar o conhecimento pelo desenvolvimento socioeconômico e melhoria da produção no campo no Norte de Minas. O professor Antonio Alvimar salientou ainda que a Unimontes contribui com atividade rural, especialmente, por meio dos projetos e pesquisas desenvolvidos no âmbito dos cursos de ciências agrárias, oferecidos no Campus Janaúba.
MEDICINA VETERINÁRIA
Na oportunidade, o reitor comunicou que a Unimontes vai incrementar suas ações na área por meio do recém-criado curso de Medicina Veterinária, que será oferecido em Janaúba-MG. As atividades docentes do curso serão iniciadas no segundo semestre de 2022. A implantação da nova graduação já foi aprovada pelos órgãos colegiados da Unimontes e pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) e pelo Ministério da Educação (MEC).
A unidade da Unimontes em Janaúba já conta com os cursos de graduação de Agronomia e Zootecnia e com os cursos de pós-graduação Stricto sensu de Zootecnia (mestrado) e Produção Vegetal no Semiárido (mestrado e doutorado). A instituição oferece ainda o curso de Tecnólogo em Agronegócio – no Campus de Paracatu (Noroeste do Estado).
Entre as ações desempenhadas no Campus de Janaúba têm destaque os estudos que asseguram a convivência com as adversidades climáticas, o uso racional dos recursos hídricos e a melhoria das pastagens. Também são realizados experimentos ligados à fruticultura e à produção do algodão, entre outros estudos e pesquisas.
“A disposição da Unimontes, como universidade de portas abertas, é trabalhar sempre em parceria com Sociedade Rural e com as demais entidades de classe, contribuindo com o desenvolvimento regional”, afirmou o professor Antonio Alvimar. O reitor informou ainda que durante a Expomontes, a Universidade pretende apresentar toda a sua estrutura e projetos voltados para o estímulo ao desenvolvimento socioeconômico regional, dando ênfase às pesquisas e serviços destinados à agricultura e à pecuária. Serão mostradas as ações de fomento ao setor produtivo realizadas por intermédio da Incubadora de Base Tecnológica da Unimontes (Inemontes), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa.
O presidente da Sociedade Rural, José Moacyr Basso, agradeceu ao reitor pela visita e destacou o interesse da entidade em incrementar a parceria com a universidade. Ele também enalteceu a importância da ampliação das ações e projetos da Unimontes voltados para a agricultura e pecuária, cumprimentando a atual gestão pela implantação do curso de Medicina Veterinária, antiga reivindicação regional.