“A obra tem qualidade editorial, conteúdo e representatividade. Além disso, tem a Unimontes e todos os órgãos de segurança pública apoiando uma discussão elencada, que une conhecimento tecnológico e científico. Trata-se de um manual a ser seguido não só por Minas Gerais, mas por todos os organismos de segurança do País”. A afirmação é do professor doutor Luís Flávio Sapori, ex-secretário adjunto de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, durante a solenidade de lançamento do livro “Criminalidade, Violência e Segurança Pública do Norte de Minas: Estudos e Apreensões”, pela Editora Unimontes, realizada na tarde dessa terça-feira (25/9). 

A obra é organizada pelas professoras Maria ngela Figueiredo Braga e Sheyla Borges Martins, do departamento de Ciências Sociais da Universidade. 

A solenidade, presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, aconteceu no Museu Regional do Norte de Minas, com a participação do comandante da 11ª Região de Polícia Militar, coronel César Ricardo Oliveira Guimarães; do chefe do 4º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Primo Lara de Almeida Júnior; e do delegado-chefe do 11º Departamento de Polícia Civil, Raimundo Nonato Gonçalves, além de autoridades civis e demais representantes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros -, além de professores e convidados. 

Em seu pronunciamento, o reitor João Canela destacou a produção intelectual da Universidade a partir do lançamento de mais uma obra pela Editora Unimontes e ressaltou a competência das professoras Maria ngela Braga e Sheyla Borges em expor tamanha riqueza de detalhes desenvolvida em pesquisa ampla. 

“O momento é de solidificar a integração entre as instituições de segurança e a Universidade. E o curso de Ciências Sociais tem papel fundamental e histórico nessa relação institucional”, disse o reitor. 

Organizadora do livro, a professora Maria ngela Figueiredo Braga detalhou o tom das inúmeras pesquisas e os estudos científicos produzidos no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa em Metodologia, Criminalidade e Violência e do curso de pós-graduação em “Análise da Criminalidade, Violência e Segurança Pública do Norte de Minas”, desenvolvidos pela instituição – inclusive com dados oficiais. 

“A pesquisa divulga uma parcela da produção discente e docente de nossa região, expondo, assim, os vários aspectos da Segurança Pública no Norte de Minas, sob a visão dos próprios agentes de segurança da nossa região. Esperamos colaborar para a constituição de uma nova mentalidade da área”. 

Mais uma leitura que se torna obrigatória não só para acadêmicos, professores, pesquisadores, mas para profissionais da área de segurança pública do País.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia