Atividades serão iniciadas no segundo semestre de 2023

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai oferecer, a partir do segundo semestre de 2023,  mais um curso de pós-graduação Stricto sensu: o doutorado em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais. A proposta foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais (PPGBURN) da Unimontes já conta com curso de mestrado. Com a implantação do novo curso, a instituição passará a oferecer 18 mestrados e cinco doutorados próprios em 18 programas de pós-graduação Stricto sensu  recomendados pela Capes/MEC. 

Atualmente, a  Universidade totaliza cerca de 1.200 alunos matriculados em seus mestrados e doutorados (acadêmicos e profissionais). 

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago ressalta a relevância da aprovação do programa de pós-graduação pela Capes/MEC . “Parabenizamos os nossos professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos por mais essa importante conquista, que demonstra os avanços da nossa instituição”, afirma o reitor. 

O pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Christian Toledo Pereira,  destaca que a aprovação pela Capes/MEC  dos  programas de pós-graduação Stricto sensu  é um reconhecimento da competência dos docentes da Unimontes  responsáveis pelo encaminhamento das propostas. “Pois, a Capes/MEC é um órgão muito exigente em suas avaliações”, observa.

O pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Christian Toledo Pereira. Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Ele salienta que os programas de mestrado e doutorado contribuem efetivamente para a melhoria da capacitação dos profissionais, refletindo também nos avanços na pesquisa e na qualidade do ensino na universidade, além de atender demandas regionais e nacionais. “No caso do doutorado em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais, trata-se de um programa voltado para  a sustentabilidade e para a  preservação da biodiversidade, em consonância com uma demanda mundial”, afirma o professor Marlon Christian Toledo. 

A proposta do doutorado em  Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais  foi encaminhada à Capes/MEC pelo professor Walter Santos Araújo, do Departamento de Biologia Geral, ex-coordenador do PPGBURN. Atualmente, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais  é coordenado pelo professor Luiz Alberto Dolabela Falcão, também vinculado ao Departamento de Biologia Geral. 

O professor Walter Araújo explica que as vagas a serem preenchidas no novo doutorado da Unimontes ainda serão definidas no edital do programa, que deverá ser publicado até o mês de agosto. O doutorado será aberto a profissionais graduados nos cursos das áreas de Ciências Biológicas, Ciências Ambientais e áreas afins. 

Para saber mais informações, os interessados deverão acessar o site oficial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais da Unimontes: www.ppgburn.org

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”