Atividades serão iniciadas no segundo semestre de 2023

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai oferecer, a partir do segundo semestre de 2023,  mais um curso de pós-graduação Stricto sensu: o doutorado em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais. A proposta foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais (PPGBURN) da Unimontes já conta com curso de mestrado. Com a implantação do novo curso, a instituição passará a oferecer 18 mestrados e cinco doutorados próprios em 18 programas de pós-graduação Stricto sensu  recomendados pela Capes/MEC. 

Atualmente, a  Universidade totaliza cerca de 1.200 alunos matriculados em seus mestrados e doutorados (acadêmicos e profissionais). 

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago ressalta a relevância da aprovação do programa de pós-graduação pela Capes/MEC . “Parabenizamos os nossos professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos por mais essa importante conquista, que demonstra os avanços da nossa instituição”, afirma o reitor. 

O pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Christian Toledo Pereira,  destaca que a aprovação pela Capes/MEC  dos  programas de pós-graduação Stricto sensu  é um reconhecimento da competência dos docentes da Unimontes  responsáveis pelo encaminhamento das propostas. “Pois, a Capes/MEC é um órgão muito exigente em suas avaliações”, observa.

O pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Christian Toledo Pereira. Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Ele salienta que os programas de mestrado e doutorado contribuem efetivamente para a melhoria da capacitação dos profissionais, refletindo também nos avanços na pesquisa e na qualidade do ensino na universidade, além de atender demandas regionais e nacionais. “No caso do doutorado em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais, trata-se de um programa voltado para  a sustentabilidade e para a  preservação da biodiversidade, em consonância com uma demanda mundial”, afirma o professor Marlon Christian Toledo. 

A proposta do doutorado em  Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais  foi encaminhada à Capes/MEC pelo professor Walter Santos Araújo, do Departamento de Biologia Geral, ex-coordenador do PPGBURN. Atualmente, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais  é coordenado pelo professor Luiz Alberto Dolabela Falcão, também vinculado ao Departamento de Biologia Geral. 

O professor Walter Araújo explica que as vagas a serem preenchidas no novo doutorado da Unimontes ainda serão definidas no edital do programa, que deverá ser publicado até o mês de agosto. O doutorado será aberto a profissionais graduados nos cursos das áreas de Ciências Biológicas, Ciências Ambientais e áreas afins. 

Para saber mais informações, os interessados deverão acessar o site oficial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais da Unimontes: www.ppgburn.org

Relacionadas

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial