Com 2,85%, o primeiro semestre deste ano teve uma inflação acumulada menor se comparada ao mesmo período de 2018, que registrou 3,52%. Junho teve o menor índice mensal em 2019 até aqui, com 0,13%, conforme os dados divulgados pelo Índice Preços ao Consumidor (IPC), do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros.

Um dos sete grupos que compõem o IPC na avaliação mensal, o setor de alimentação teve, pela primeira vez no ano, uma variação negativa em junho, embora seja pequena (- 0,22%).

Relatório IPC/Unimontes – junho 2019

O relatório referente a junho chama a atenção pela inversão de “vilões”. Produtos e serviços que até então tiveram percentuais positivos significativos na inflação dos meses anteriores, agora aparecem com quedas nos preços consultados, caso da laranja (- 15%), feijão (- 12%), banana maçã (- 6,88%) e maracujá (- 4,79%), entre outros alimentos in natura.

Outras variações negativas consideráveis entre maio e junho, segundo o IPC/Unimontes, estão nos combustíveis: álcool (- 5,78%) e gasolina (- 2,34%).

Por outro lado, junho teve alguns “vilões” associados à época do ano, quando aumenta o consumo de produtos típicos para as festas tradicionais, como coco ralado (2,95%) e leite condensado (2,8%), e de medicamentos relacionados às doenças respiratórias mais comuns no período de baixas temperaturas: expectorante (5,46%) e antitérmico (1,26%).

Em relação aos alimentos, os produtos com maior variação positiva de preço nos últimos 30 dias foram chuchu (8,28%), carne de aves (5,06%), tomate (5,04%), ervilha (4,81%), carne suína (4,1%), brócolis (3,82%), uva (3,52%) e arroz (1,64%).

Areia (12,5%) e veículos (4,38%) também aparecem na relação de vilões.

SOBRE – O IPC/Unimontes é feito com base na pesquisa de preços de produtos, bens e serviços em 400 estabelecimentos comerciais da cidade, com coleta de dados sempre no primeiro dia de cada mês. A equipe é formada por oito pesquisadores coordenados pela professora Vânia Silva Vilas Bôas Lopes. O cálculo é feito com base no rendimento de famílias entre um e 6 salários mínimos.

IPC/UNIMONTES – MENSAIS EM 2019

Janeiro – 0,64%
Fevereiro – 0,65%
Março – 0,92%