Implementar um espaço de construção coletiva promovendo a interação entre as diversas áreas do conhecimento da Universidade e da educação básica. Este é objetivo do 16º Fórum Biotemas, que começa na noite desta quinta-feira (05/12), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As atividades prosseguem até sexta-feira (06/12).

O Fórum Biotemas é uma iniciativa do Departamento de Estágios  e Práticas Escolares e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes. Inseridas no programa de extensão Biotemas, as atividades envolvem outros departamentos da universidade e escolas públicas de ensino fundamental e médio de Montes Claros.

A abertura do 16º Fórum Biotemas – Reflexão sobre as ações realizadas em 2019 – está marcada para as 19h30min, no auditório do prédio 6 do campus-sede. A solenidade será presidida pelo reitor Antonio Alvimar Souza. Ás 20 horas, haverá a mesa redonda com o tema “O que as escolas parceiras do programa Biotemas sabem e que nós não sabemos?”.

O objetivo é fazer uma avaliação geral das ações do programa Biotemas no ano de 2019 e dos resultados e perspectivas da comunidade escolar. O mediador será o coordenador de Extensão Cultural, Ruy Paulo Klassmann.

Nesta sexta-feira (06/12), às 10 horas, no auditório do prédio 2 (Centro de  Ciências Humanas/CCH), será realizada a reunião  com os coordenadores didáticos dos cursos de graduação da Unimontes.  Será feita a apresentação do Programa Biotemas, enfatizando a possibilidade da participação dos acadêmicos dos diversos cursos de graduação da universidade nas atividades.  O encontro também visa avaliar as perspectivas dos representantes das escolas do ensino fundamental e médio e a inserção do Biotemas nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação.

MOSTRA CIENTÍFICA

Também nesta sexta-feira será realizada a Mostra Científica Biotemas, com montagem de estandes, apresentação, exposição e avaliação de trabalhos científicos. As atividades serão desenvolvidas no espaço de convivência, entre os prédios 1 e 2 do campus-sede, a partir das 8 horas.

O evento tem como objetivo socializar os trabalhos de feiras de ciências realizadas pelas escolas públicas de Montes Claros e da região. Ás 16 horas, acontecerá a premiação dos melhores trabalhos. O primeiro colocado será encaminhado para a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) 2020.

Museu Regional do Norte de Minas (Unimontes) realiza Chamamento Público Das Exposições Temporárias para 2025
Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras