Implementar um espaço de construção coletiva promovendo a interação entre as diversas áreas do conhecimento da Universidade e da educação básica. Este é objetivo do 16º Fórum Biotemas, que começa na noite desta quinta-feira (05/12), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As atividades prosseguem até sexta-feira (06/12).

O Fórum Biotemas é uma iniciativa do Departamento de Estágios  e Práticas Escolares e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes. Inseridas no programa de extensão Biotemas, as atividades envolvem outros departamentos da universidade e escolas públicas de ensino fundamental e médio de Montes Claros.

A abertura do 16º Fórum Biotemas – Reflexão sobre as ações realizadas em 2019 – está marcada para as 19h30min, no auditório do prédio 6 do campus-sede. A solenidade será presidida pelo reitor Antonio Alvimar Souza. Ás 20 horas, haverá a mesa redonda com o tema “O que as escolas parceiras do programa Biotemas sabem e que nós não sabemos?”.

O objetivo é fazer uma avaliação geral das ações do programa Biotemas no ano de 2019 e dos resultados e perspectivas da comunidade escolar. O mediador será o coordenador de Extensão Cultural, Ruy Paulo Klassmann.

Nesta sexta-feira (06/12), às 10 horas, no auditório do prédio 2 (Centro de  Ciências Humanas/CCH), será realizada a reunião  com os coordenadores didáticos dos cursos de graduação da Unimontes.  Será feita a apresentação do Programa Biotemas, enfatizando a possibilidade da participação dos acadêmicos dos diversos cursos de graduação da universidade nas atividades.  O encontro também visa avaliar as perspectivas dos representantes das escolas do ensino fundamental e médio e a inserção do Biotemas nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação.

MOSTRA CIENTÍFICA

Também nesta sexta-feira será realizada a Mostra Científica Biotemas, com montagem de estandes, apresentação, exposição e avaliação de trabalhos científicos. As atividades serão desenvolvidas no espaço de convivência, entre os prédios 1 e 2 do campus-sede, a partir das 8 horas. 

O evento tem como objetivo socializar os trabalhos de feiras de ciências realizadas pelas escolas públicas de Montes Claros e da região. Ás 16 horas, acontecerá a premiação dos melhores trabalhos. O primeiro colocado será encaminhado para a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) 2020.

Relacionadas

Seminário discute a Lei da Libras, seus impactos e perspectivas
Editora Unimontes lança livro sobre “ligações estratégicas” entre Oswald de Andrade e Psicanálise
Unimontes inaugura Circuito de Conhecimentos nesta segunda-feira
Unimontes seleciona professor para cursos técnicos em Administração para vários municípios mineiros
Unimontes abre inscrições para professor de curso técnico em Saúde Bucal no município de Francisco Sá
História oral – Professores fazem palestra sobre Pedro Braga e Saluzinho