Estão abertas as inscrições para o programa de Capacitação de Recursos Humanos. O objetivo é apoiar a formação e capacitação de recursos humanos dos órgãos e entidades da administração direta do Estado de Minas Gerais. Dentre as modalidades de apoio estão: bolsas de mestrado, doutorado doutorado sanduíche, pós-doutorado no Brasil e exterior, pesquisador visitante, estágio técnico-científico no país ou no exterior, treinamentos especiais, apoio a programas de Doutorado Interinstitucional (Dinter) e Mestrado Interinstitucional (Minter). 

O benefício é oferecido pela Pró-reitoria de Pós-graduação, por intermédio do Programa de Capacitação de Recursos Humanos. São disponibilizadas quotas de bolsas para docentes e servidores. O ingresso dos pesquisadores interessados se dá, no caso de servidores, por meio da comunicação ao chefe de departamento e preenchimento dos pré-requisitos constantes na página eletrônica da Pró-reitoria de Pós-Graduação, no Portal da Unimontes. 

A pró-reitora adjunta de Pós-graduação da Unimontes, professora Juliane Leite Ferreira, explica que professores e servidores interessados devem observar os critérios exigidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) para inclusão do pedido no Programa de Capacitação de Recursos Humanos da instituição. O formulário de levantamento de dados deverá ser devidamente preenchido e entregue na Pró-reitoria de Pós-graduação até o dia 12/11, com a lista com os critérios para inclusão de docentes/servidores no Plano Operacional Anual (POA/2014). 

Critérios para inclusão 

Entre os critérios para inclusão de docentes/servidores no POA estão: três anos de trabalho na instituição;  Projeto de Pesquisa com demonstração do interesse Institucional; vínculo com a Unimontes (efetivo ou efetivado); carga horária de, no mínimo, 20 horas semanais;  tempo de exercício no quadro docente e/ou técnico administrativo da Unimontes de, no mínimo, 36 meses; no caso de auxílio para doutorado (bolsa)  o candidato deve ter cumprido o interregno de, no mínimo, 24 meses do término do curso de Mestrado em atividades de docência, pesquisa e/ou extensão; estar a mais de 10 anos da habilitação para a aposentadoria; estar em dia com as agências oficiais financiadoras de cursos de Pós-Graduação (CAPES, CNPq e FAPEMIG); estar atuando em área correlata ao conteúdo do curso pretendido. No caso de auxílio (bolsas) para mestrado e doutorado, os cursos pretendidos pelos candidatos devem ter reconhecida relevância na área e classificados pela Capes com no mínimo conceito 4; não acumular bolsa, nem vínculo empregatício de qualquer natureza ou tipo de vencimento. 

A previsão é que o oferecimento da bolsa se dê a partir de março de 2014. O resultado dos projetos acontece na primeira quinzena de dezembro. Outras informações sobre o programa podem ser obtidas na Pró-reitoria de Pós-graduação pelo e-mail pos.graduacao@unimontes.br ou pelo telefone 3229-8142. 

Formulários e Relatórios

Formulários e documentos exigidos para o PCRH

Relatórios 

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia