Com o tema “Educação Física e Ciências do Esporte: Identidades Multidisciplinares”, o Departamento de Educação Física e do Desporto, da Unimontes, realiza o II Simpósio de Pesquisa em Educação Física (II SIMPEF). Será a partir da próxima quarta-feira (25/9), com programação até o dia 27 de setembro. , O Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) é parceiro na iniciativa.

O evento científico proporcionará a troca de experiências e o debate sobre as relações teóricas e metodológicas das pesquisas desenvolvidas pelos docentes e acadêmicos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física e áreas afins. As três linhas de pesquisa definidas são: “Estudos Socioculturais do Esporte e da Educação Física”, “Estudos do Movimento Humano, Esporte e Saúde” e “Estudos Pedagógicos da Educação Física Escolar”.

A professora Ester Liberato Pereira, coordenadora geral do Simpósio, destaca que a expectativa é para que o II SIMPEF contribua significativamente com a formação acadêmica e a melhor capacitação profissional da Educação Física do Norte de Minas e Vales. “A partir dessa edição, passamos a contar com a importante parceria: o apoio e a presença do Departamento de Educação Física da UFVJM. O intuito é contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica, trazendo melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio do esporte e das práticas de atividade física”, completa a pesquisadora.

Na programação, o II SIMPEF terá palestras, mesas redondas, conferências, grupos de trabalho e oficinas. Um dos temas relacionados é: “Pesquisas científicas sobre a Religiosidade/Espiritualidade na Saúde”, com o professor doutor Carlos Eduardo Mendes D’Angelis, da Unimontes.

Nas mesas redondas, os temas estão associados às áreas de saúde, sociocultural e pedagógica: “Identidades multidisciplinares da Educação Física e Ciências do Esporte no contexto escolar”; “Inovações científicas: Educação Física no contexto do esporte e da saúde”; “Enquadramento do esporte: perspectivas antropológicas” e “Produção do conhecimento em Educação Física e suas subáreas: um panorama”.

Mais informações pelo site do evento: www.simpefunimontes.com/. Haverá certificado de apresentação e participação. Os três trabalhos melhor avaliados em cada uma das três linhas de pesquisa serão premiados.

II Simpósio de Pesquisa em Educação Física (II SIMPEF)
Período: 25 a 27 de setembro
Local: Prédio 6 e Centro de Ensino à Distância (CEAD), campus-sede
Informações: (38) 3229-8291