Agregar novos conhecimentos aos conteúdos já transmitidos em sala de aula e, ainda, apresentar atividades práticas da profissão de engenheiro. Este é o objetivo da I Semana Integrada das Engenharias”, que será realizada em Montes Claros de 23 e 27 de setembro. A iniciativa é do Centro Acadêmico de Engenharia Civil (Caeng), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com as Faculdades Santo Agostinho (Fasa).

Com o tema central “Engenharia 4.0”, o evento terá atividades no auditório da Fasa, no Bairro JK, com o apoio da coordenação do curso de Engenharia Civil da Unimontes. Estão previstas palestras, debates, minicursos e visitas técnicas, além de apresentações de trabalhos e competições.

A expectativa é para reunir cerca de 300 participantes, entre estudantes dos cursos de Engenharia Civil da Unimontes e de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Ambiental e Sanitária das Faculdades Santo Agostinho.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento ou pelo email: caeng.civil@unimontes.br.

PROGRAMAÇÃO

Na palestra de abertura da programação da Semana Integrada, na segunda-feira (23/9), às 20 horas, a professora Maria Teresa Paulino Aguilar (UFMG) abordará o tema “O Engenheiro do Século 21”. Na terça-feira (24/0), às 19 horas, o engenheiro Uelton Carvalho profere palestra sobre o projeto de uma grande usina solar fotovoltaica instalada em Pirapora (Norte de Minas). Logo em seguida, haverá uma mesa redonda sobre o tema “Momento atual da Engenharia – “#engenharia raiz, com a participação dos profissionais Guilherme Augusto Guimarães (secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano de Montes Claros), Bruno Barreto (representante de empresa de pavimentação) e Fábio Souto (representante de firma de energia solar voltaica).

Na quarta-feira (25/9), acontecerá a apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e competição de perguntas e respostas entre equipes dos alunos. Na quinta-feira (26/9), a partir das 19 horas, serão promovidos minicursos com a abordagem de diversos temas: “instalações elétricas prediais”, “projetos de prevenção e combate a incêndios”, “metodologia de recurso estrutural”, “alvenaria estrutural” e “mercado e abertura de empresas”.

Também na quinta-feira (26/9), os inscritos na Semana Integrada das Engenharias participam de visitas técnicas às obras (empresa Villefort e reconstrução da Avenida Vicente Guimarães). Na sexta-feira (27/9), será proferida a palestra “A Tecnologia BIM na Engenharia”, por Eduardo Arantes, da UFMG.

I Semana Integrada das Engenharias
Quando: 23 a 27 de setembro
Onde: Auditório das Faculdades Santo Agostinho (Fasa)
Inscrições: www.eventos.fasa.edu.br/semana-engenharias-2019