Para mostrar as pesquisas em desenvolvimento na Fazenda Experimental vinculadas à Unimontes na microrregião da Serra Geral, o campus Janaúba realiza neste mês a IX Semana de Ciências Agrárias – “IX SEAGRI”. Os estudos de acadêmicos de Agronomia e de Zootecnia, sob orientação dos professores, serão apresentados na forma de palestras, minicursos e trabalhos de campo, com programação nos dias 17 a 21/9.

A organização é do Departamento de Ciências Agrárias, que propõe uma programação diversificada para “atualizações, capacitações e o estímulo ao debate de temas que associam os estudos acadêmicos com o atendimento à comunidade de produtores do setor agropecuário em Janaúba e região” – destaca o coordenador-geral, professor Carlos Eduardo Corsato.

Além dos estudos realizados na Fazenda da Unimontes, o objetivo é também mostrar tecnologias modernas para o manejo da propriedade agrícola, na abordagem de profissionais do Departamento e de outras instituições para falar sobre temas específicos.

Dentre os pontos importantes da economia na agropecuária regional relacionados para o evento estão produção de queijo artesanal, criação de bovinos para abate e manejo de pastos para gado de leite, fruticultura, qualidade e manejo da água e uso de defensivos, por exemplo.

COMO SERÁ

Nos dois primeiros dias haverá o ciclo de palestras com oito temas: “Agro 4.0: transformação pela inovação”, “Inovação tecnológica: da Universidade ao Mercado e a a transdisciplinaridade”, “Impactos da fruticultura irrigada no desenvolvimento regional”, “Engorda intensiva de bovinos”, “Zootecnia de precisão”, “Agricultura de precisão”, “Queijo Minas Artesanal: atualização e prospecção” e “Qualidade da água para irrigação”.

Já os minicursos serão em 18, 19 e 20 de setembro: “Tecnologia de aplicação de defensivos”, “Uso racional da água de Irrigação”, “Operação de máquinas e implementos agrícolas”, “Identificação de Moscas das frutas de importância econômica”, “Produção de silagem”, “Confecção de chocadeiras artesanais”, “Elaboração de projeto para certificação de queijarias artesanais”, “Defesa sanitária vegetal: importância e ações no Norte de Minas Gerais” e “Filetagem de tilápia”.

LINKS – Inscrições | Site do evento | Instagram | Facebook

E ainda: “Utilização de drones na agricultura: aquisição de dados e processamento”, “Edificações rurais e legislação de produtos lácteos”, “Zootecnia de precisão: a utilização de imagens na agropecuária”, “Manejo da fertilidade do solo em sistemas intensivos de produção de leite”, “Outorga de água superficial e subterrânea” e “Tecnologia de produção de feijão”.

O dia 21/9 está reservado para uma visita orientada pelos professores e estudantes pela Fazenda Experimental da Unimontes, onde os participantes poderão conhecer pesquisas associadas à “Cultura do Cacau”, “Cultura do feijão Caupí”, “Cultura do Abacaxi”, “Manejo da Irrigação”, “Gado de leite” e “Criação de codornas”.

COMO PARTICIPAR – As inscrições podem ser feitas pelo site do Sympla. A Semana de Ciências Agrárias da Unimontes conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Ciências Agrárias, Sicoob Credivag e Banco do Nordeste do Brasil. Outras informações pelo e-mail: ixseagri@gmail.com.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia