“A Unimontes, além de ensino, pesquisa e extensão, é prestadora de serviços à comunidade”, ressalta reitor em mensagem de boas vindas

“O residente é como uma muda que foi plantada; ela floresce se bem regada, podada, cresce e vira uma árvore do conhecimento e dá bons frutos”. A mensagem é do médico Paulo Henrique Batista Amorim, que abriu o evento virtual como boas-vindas para a nova turma do programa em Residência Médica e do programa em Residência Multiprofissional e de Áreas Profissionais em Saúde, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes). Paulo é residente em Clínica Médica e está em seu segundo ano como participante do Programa.

Os trabalhos remotos, como medida preventiva em tempos de pandemia, aconteceram na manhã desta segunda-feira (1º/3) e foram presididos pelo reitor, professor Antonio Alvimar Souza. Agora, o HUCF passa a contar com 89 residentes nos Programas de Residências Médicas e 56 novos residentes Programas de Residência Multiprofissional.

A abrangência da Unimontes no território mineiro e, consequentemente, o seu papel estratégico para o desenvolvimento regional foram dois pontos destacados pelo reitor. “Além do ensino, pesquisa e da extensão, a Universidade é uma prestadora de serviços e compreendemos que esta é uma instituição com credibilidade e importância territorial”, pontuou o gestor.

“É impossível pensar a maior cidade do Norte de Minas sem a Unimontes e sem o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Somos um hospital-escola, mas também uma instituição de porta aberta diuturnamente para atender a mais de dois milhões de pessoas do Norte de Minas, em sua maioria carentes e necessitadas por um atendimento de qualidade e com dignidade”, acrescentou.

TRÊS DÉCADAS

Coordenador do Programa de Residência Médica HUCF/Unimontes, o professor Divino Urias Mendonça reforçou a mensagem de boas-vindas. “Faça deste lugar a nova moradia de vocês; um novo local para aprendizado. O programa de Residência existe desde 1992 e começamos com apenas a Clínica Médica e a Pediatria. Hoje, colhemos os frutos deste trabalho, mas não podemos deixar de lembrar e agradecer aos pioneiros desta iniciativa: os professores Athos Avelino Pereira, Itagiba de Castro Filho e Robson Vieira Porto”, resgatou Divino Urias.

Por sua vez, a superintendente do HUCF, Príscilla Izabella Barros de Menezes destacou aos novos residentes que o aprendizado, a qualidade do ensino e a assistência humanitária aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) são missões assumidas pela Universidade. “Temos a certeza de poderão contribuir e aprender com os preceptores. O HUCF tem algumas particularidades como à condição de o único hospital 100% SUS em Montes Claros e, neste momento de pandemia, ser uma das principais referências para o Norte de Minas no atendimento aos casos do Novo Coronavírus (Covid-19)”, acrescentou.

NÚMEROS

As vagas para o Programa de Residência Médica contemplam sete polos no Norte de Minas: Coração de Jesus, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Taiobeiras e Várzea da Palma. São 10 especialidades: Anestesiologia (1), Cirurgia Geral (4), Clínica Médica (5), Geriatria (2), Ginecologia e Obstetrícia (4), Medicina de Família e Comunidade (63), Ortopedia e traumatologia (2), Otorrinolaringologia (1), Pediatria (5) e Psiquiatria (2).

Já as vagas do Programa de Residência Multiprofissional e de Áreas Profissionais em Saúde são para as áreas de Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Psicologia e Serviço Social nos municípios de Montes Claros, Pirapora e Taiobeiras.

Relacionadas

Unimontes – Opará Mutum abre inscrições para 60 vagas em oficina online sobre mapeamento de práticas cotidianas
Unimontes promove aula aberta com participação de professora mestra indígena
Acadêmicos da Unimontes participam de treinamento de Primeiros Socorros ministrado pelo Corpo de Bombeiros
Unimontes inaugura Circuito de Conhecimentos no campus-sede
Unimontes promove oficina sobre higienização e conservação de livros
Seminário discute a Lei da Libras, seus impactos e perspectivas