Treinamento é projeto-piloto para outros setores e visa melhorar as práticas assistenciais aos usuários do SUS

Os constantes processos de capacitação dos servidores do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Unimontes, fazem parte de uma gestão eficiente, voltada para a assistência de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante esta semana, os profissionais do Centro de Tratamento Intensivo (CTI Covid-19) participaram do projeto-piloto de treinamento “Valorização da Notificação de Eventos”.  

O objetivo é a melhoria assistencial, considerando que, uma vez constatados os problemas instalados, fica mais fácil identificar quais processos precisam de mudanças e adaptações. Posteriormente, a capacitação será ampliada para os demais setores do hospital.

“A Notificação de Eventos é um instrumento institucional importante devido à necessidade de uma orientação e conscientização da equipe quanto às notificações de forma correta. Vale ressaltar que é necessário desconstruir a ideia de notificação pessoal e punitiva. Ao contrário, deve-se estimular o entendimento de notificação de processos para melhoria das práticas assistenciais aos nossos usuários do SUS”, destaca a servidora efetiva e gestora dos dois CTIs do Hospital Universitário, Jane Tolentino.

O projeto “Valorização da Notificação de Eventos” na UTI Covid foi implementado em parceria com a equipe do Gerenciamento de Risco (Escritório de Qualidade) e Diretoria de Enfermagem do HUCF. Os treinamentos baseiam-se na confecção de usuário e senha de acesso individual no Sistema de Notificação MV para todos os servidores do setor; treinamento da equipe das secretárias de posto, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas sobre a importância da notificação dos eventos em tempo hábil e pelos profissionais que estiveram envolvidos e não somente pelas coordenações.

No HUCF, o treinamento foi conduzido pela enfermeira Patrícia Meira Rodrigues de Luna, pela médica Isabela Carine Ramos Nascimento e pela acadêmica Késsia Luianne Damasceno Dias, do setor de Gerenciamento de Risco do Escritório de Qualidade do HUCF.

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”