Melhorias nos procedimentos refletem na assistência segura e de qualidade aos usuários do SUS


O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), dando prosseguimento ao processo de mudanças na metodologia de trabalho da auditoria, implantou o projeto piloto “Prontuário de Excelência”.

Neste mês, o “projeto piloto” está em execução Unidade de Terapia Intensiva (UTI) COVID-19 e na Enfermaria COVID-19. A iniciativa conta com a parceria da Auditoria de Prontuários e da Diretoria de Enfermagem do HUCF. Posteriormente, será expandido para os demais setores do hospital, após a avaliação final de 30 dias de sua implantação.

A gerente da UTI COVId-19, Jane Tolentino Barbosa, explica que foi necessária uma melhoria na organização logística das pastas, PARA a conscientização da importância e definição do papel dos atores envolvidos.

“Observamos uma melhoria significativa na conferência, tempo de espera e fechamento dos prontuários para faturamento, depois da implantação do projeto e treinamento das equipes multiprofissionais e melhoria dos registros”, destaca.

Entre as mudanças observadas, ela destaca a melhoria das “pastas” com a devida formalização nos procedimentos das mesmas: capa uniforme com nome e leito do paciente, contra capa com check-list de todos os documentos do prontuário em ordem adequada e aquisição de divisórias coloridas para separação dos impressos.

Além de treinamento das equipes, desde as secretárias de posto, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas sobre a importância legal dos documentos, foi instituída a obrigatoriedade de carimbo e assinatura, com orientação sobre o preenchimento de formulários obrigatórios e a forma ideal de documentação.

O diretor de Enfermagem, Tadeu Nunes Ferreira, ressalta a importância do projeto e da sua excelência na prestação da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os registros em prontuário são fundamentais para uma assistência segura e de qualidade, pois são a fonte de informação mais importante de todo o processo do cuidar. O paciente é beneficiado quando os registros são completos e organizados e toda a equipe multiprofissional pode desempenhar seu trabalho de modo mais criterioso.”, observa o diretor.

Para a enfermeira e gerente da Auditoria, Ivanilde Antunes Afonso, a implantação do prontuário de excelência permite uma melhor cobrança e uma proteção legal para a instituição e a equipe assistencial. “O prontuário é o único documento que comprova um atendimento de excelência e também permite a cobrança dos procedimentos realizados nos usuários”, destaca a gerente.
A orientação do projeto piloto conta com a participação dos servidores; Ivanilde Antunes Afonso (Enfermeira da Auditoria Interna), Luis Gabriel Amorim Oliveira (Estagiário Administrativo da Auditória Interna) e Janice Mendes Stuart Almeida (Médica da Auditoria Interna).

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