Foto: Ascom/HUCF

Potencializar os processos de assistência e oferecer uma saúde de qualidade em tempo hábil para a população mineira. Este é um dos pilares do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP), triênio 2021/2023, iniciativa do Ministério da Saúde (MS) e coordenação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) do qual faz parte o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Unimontes. O HU é um dos quatro hospitais de Montes Claros que integram o RPH.

O encerramento do segundo módulo do projeto RHP ocorreu na manhã desta quarta-feira (22/6), quando representantes do MS e HAOC foram recebidos pela superintendente do HUCF, a enfermeira Príscilla Izabela Fonseca Barros de Menezes. A gestora ressaltou a importância, participação e engajamento das equipes do HU para o sucesso do RPH dentro do HUCF.

“Estamos colhendo importantes frutos dessa consultoria. Estamos atualizando os nossos processos com impacto positivo na assistência, principal objetivo de qualquer hospital público. Aos nossos servidores que fazem parte deste treinamento, a palavra é gratidão pela eficiência e dedicação com os quais estão se empenhando para o sucesso da implantação do RHP”, comemora.

A superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Lilinquiel Fagundes dos Santos Souza, lembro dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos dentro do HUCF, observou a integração dos participantes dentro do projeto. “O PROADI tem o objetivo de trazer para os hospitais uma oportunidade de melhorar seus processos, com o impacto direto na saúde e atendimento à população. O HUCF, por ser 100% SUS e universitário, está contribuindo para aperfeiçoar os processos internos e conhecimentos do próprio hospital”, destacou Lilinquiel Fagundes.

A superintendente também explicou que o projeto, além de contribuir para melhorar o trabalho do hospital, é uma oportunidade para troca de conhecimentos entre os participantes. “Durante a realização do PHP, conhecemos a realidade do HUCF. Além de trazer um olhar diferenciado sobre a assistência pública, aprendemos durante essa troca de experiências. Essa é a oportunidade do Ministério da Saúde para conhecer a realidade e aprender com vocês. Isso contribui para que possamos multiplicar o que aprendemos e aplicar em outros hospitais em que o projeto é desenvolvido”, finaliza Lillinquiel Fagundes.

O PROADI – O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) acontece desde 2009, e faz parte do apoio ao desenvolvimento institucional do Sistema Único de Saúde (SUS), através da parceria e aporte financeiro do Ministério da Saúde e execução do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O PROADI-SUS é voltado para aperfeiçoamento e melhorias de protocolos, que conhece “in loco” os processos internos já existentes dentro das unidades selecionadas e os seus processos administrativos e de assistência à população, contribuindo para a melhoria destes processos e beneficiando os usuários do SUS.

O projeto dará assistência e suporte em 18 hospitais do Brasil, sendo cinco em Minas. Quatro deles em Montes Claros. A proposta é trabalhar os processos de assistência e gestão, baseados no consumo consciente de recursos, medicamentos, melhorias de desfechos clínicos, construções e modernização de protocolos, de sepse, farmacoeconomia, cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com foco no fluxo do paciente cirúrgico.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
Unimontes compra mais 11.241 livros para suas bibliotecas