Oswaldo Cruz e MS constatam avanços em ações voltadas para a segurança do paciente e processos de assistência aos usuários do SUS

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu no início deste mês nova visita técnica de representantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP), triênio 2021/2023.

Na ocasião, os avanços e as ações de melhorias que estão sendo implantadas no HUCF pela atual gestão foram elogiados pela equipe técnica do HAOC e MS.  O HUCF é um dos quatro hospitais de Montes Claros que integram o RPH, e o único 100% SUS que faz parte do programa na cidade.

A visita contou com representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), um dos maiores centros hospitalares da América Latina, com sede em São Paulo/SP, bem como do Ministério da Saúde (MS).

Programa RHP – O programa RHP potencializa os processos de assistência e oferece uma saúde de qualidade em tempo hábil para a população, além de desenvolver melhorias nas unidades hospitalares.

Fotos: HUCF/Unimontes

Durante dois dias, a equipe do Hospital Oswaldo Cruz e do Ministério da Saúde visitou os mais diversos setores do HUCF, como o Serviço de Nutrição e Dietética (SND), a CTI Adulto, Pediatria, Farmácia, Maternidade, Bloco Obstétrico, Bloco Cirúrgico, a Central de Materiais e Esterilização (CME), entre outros. O objetivo é a certificação dos processos que foram implantados, conforme Projeto RHP, que tem foco no Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

“É importante ressaltar que essas auditorias do RHP são extremamente técnicas e fundamentais dentro desta ótica de melhoria da assistência aos nossos usuários do SUS. Receber este reconhecimento pelos esforços e objetivos alcançados nos deixa em êxtase, com a certeza que estamos no caminho certo. Agradeço a todos os gestores e servidores que contribuem para o sucesso do RHP dentro do HUCF. Temos certeza que o produto final será a melhoria em nossos processos e na assistência”, ressalta a superintendente do HUCF, a enfermeira Príscilla Menezes, ao destacar a participação e engajamento das equipes do HUCF.

PROADI – O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) acontece desde 2009 e faz parte do apoio ao desenvolvimento institucional do SUS, por meio da parceria e aporte financeiro do Ministério da Saúde e execução do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O PROADI-SUS é voltado para o aperfeiçoamento e melhorias de protocolos, que conhece in loco os processos internos já existentes dentro das unidades selecionadas e os seus processos administrativos e de assistência à população, contribuindo para a melhoria destes processos e beneficiando os usuários do SUS.

O projeto dará assistência e suporte em 18 hospitais do Brasil, sendo cinco em Minas, os quais quatro deles em Montes Claros. A proposta é trabalhar os processos de assistência e gestão, baseados no consumo consciente de recursos, medicamentos, melhorias de desfechos clínicos, construções e modernização de protocolos, de sepse, farmacoeconomia, cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com foco no fluxo do paciente cirúrgico.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco