O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), por meio do Escritório da Qualidade, apresentou segunda-feira (15/04) o Protocolo de Segurança do Paciente com o objetivo de Melhorar a Comunicação entre Profissionais de Saúde. o HUCF é vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e oferece atendimento 100% gratuito, bancado exclusivamente pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

A proposta do protocolo é criar mecanismos eficazes de comunicação interprofissional com o paciente e o acompanhante, visando aumentar a segurança e a qualidade da assistência prestada à população.

A apresentação foi voltada para membros da comunidade acadêmica, médicos residentes e demais profissionais de saúde no âmbito da instituição. Na oportunidade, a enfermeira Maria Cândida Pimenta Gonçalves abordou os assuntos relativos ao conceito de comunicação, momentos importantes para uma comunicação efetiva, aplicabilidade, indicadores e processo de notificação de eventos adversos.

Ao final do encontro foi exibido um vídeo sobre “Segurança do Prontuário Eletrônico”, com ações de conscientização para melhorar a qualidade do preenchimento do documento, que contém todas as informações referentes ao paciente.

Os protocolos clínicos são condutas e procedimentos desenvolvidos com suporte em evidências atualizadas e consistentes, que visam promover uma melhor prática da medicina. Auxiliam a equipe em decisões sobre a melhor e mais apropriada conduta em situações clínicas específicas, permitindo resolução mais rápida e eficiente das enfermidades, de forma a proporcionar maior qualidade de vida aos pacientes.