Com o objetivo de conscientizar a população e fomentar a doação no Hemocentro de Montes Claros, o Hospital Universitário (HU) vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apoia a campanha Junho Vermelho.

Realizada em nível mundial, a campanha do Junho Vermelho foi estabelecida no Brasil pela Secretaria de Serviços Integrados de Saúde do Ministério Público da União.

O superintendente do HU – Unimontes, professor Carlos Eduardo Mendes D’Angelis, explica que a campanha do Junho Vermelho é importante, pois “coloca à sociedade, como um todo, a necessidade de auxiliar as pessoas assistidas pelo Hospital, que atende a todos de forma gratuita, atento com a vida e com a recuperação de todos que por aqui passam”.

A aluna do curso Técnico de Enfermagem CEPT Unimontes, Ana Clara Virgínia Antunes entrou na campanha.
Foto: Divulgação

O Hospital Universitário da Unimontes é reconhecido como o maior hospital 100% SUS do Norte de Minas, com a realização de uma média de 550 mil procedimentos médico-hospitalares anuais (dados de 2022).

A doação de sangue é uma prática estimulada pelas entidades governamentais e pela iniciativa privada. Uma das praticas para a doação de sangue é a cidadania, que merece papel de destaque por se tratar de um ato solidário, de amor ao próximo e de empatia, colocando-se à disposição daqueles que sofrem.

A bioquímica responsável pela Agência Transfusional do Hospital Universitário da Unimontes, Juliana Cardoso, explica que o sangue doado pode ser fator diferencial na garantia da vida dos pacientes, “principalmente aqueles que sofrem de doenças graves, acidentes, hemorragias diversas, entre outras situações de risco. O sangue é um suprimento médico. Por isso, os bancos de sangue precisam de estoques suficientes para abastecer os hospitais”.

Baixo estoque do HU Unimontes é preocupante.
Foto: João Paulo Antonini

O estudante Felipe Wagner Teixeira Santos, acadêmico do curso de Filosofia e estagiário da Universidade Estadual de Montes Claros, participou da campanha de doação de sangue ao HU – Unimontes. “É importante doar sangue pelo fato de poder ajudar outra pessoa, sabendo que esse ato contribui para sua sobrevivência”.

A responsável pelo setor de captação da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas) em Montes Claros, Rosana Silva, explica que “a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml.”

Ela ainda reitera o fator solidário e humanitário da doação: “é pouco para quem doa e muito para quem precisa! Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma) e, assim, pode beneficiar até 4 pacientes diferentes.”

Saiba como doar sangue para o HU – Unimontes

1) Vá ao Hemocentro e se identifique no atendimento local;
2) Ao ser atendido e preencher os seus dados, informe a intenção de doar para o Hospital Universitário Clemente Faria;
3) Fique tranquilo e aguarde ser atendido;
4) Ao sair do Hemocentro, faça uma selfie e marque o @hu.unimontes, para compartilharmos a sua doação e fomentarmos a campanha para as outras pessoas!

O Hemocentro fica localizado à Rua Urbino Viana, 640 – Vila Guilhermina. Próximo à Câmara Municipal.

Para mais esclarecimentos, ligue para (38) 3218-7800

Relacionadas

Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal
Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões
Unimontes Realiza Evento ‘Negritudes e Ancestralidades’ no Mês da Consciência Negra
Unimontes apóia municípios na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância