Beneficiados recebem tratamento adequado, visando ter melhor qualidade de vida

Foi lançado no Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes), vinculado a Universidade Estadual de Montes Claros, o serviço de atendimento odontológico para os pacientes internados. O serviço foi implantado por meio do Núcleo de Qualidade da Saúde Bucal (NQASB), em parceria com o Departamento de Odontologia da Unimontes, Residência Multiprofissional em Saúde da Família (segundo ano de especialização), Coordenação de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros (SMS) e com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do Centro de Atenção à Saúde do Idoso (Crasi), também vinculado ao hospital.

Dentro da proposta, foram criados no Hospital Universitário os plantões presenciais de odontologia, também voltados para a assistência aos pacientes internados, numa ação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Os atendimentos, conforme escalados, são realizados todas às quartas e sextas-feiras, para avaliações solicitadas pela equipe médica e para atender demandas percebidas por avaliação à beira do leito.

A meta é a melhoria da qualidade de vida dos pacientes internados, que recebem atendimento totalmente gratuito, bancado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Coordenadora do Núcleo de Qualidade da Saúde Bucal, Zélia Martins ressalta que “com a colaboração de diversos setores, essa iniciativa representa um avanço na história do acesso à saúde de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS), começando em Montes Claros”. Outro fator relevante, destaca, é o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para o avanço na qualidade da assistência odontológica aos usuários do SUS”.

A chefe do Departamento de Odontologia da Unimontes, professora Marinilza Soares Mota, enfatiza a importância da parceria que viabilizou o atendimento odontológico aos pacientes internados. “A Odontologia está conquistando espaço com responsabilidade, e o esforço conjunto de várias mãos para construir mais um capítulo na assistência tão esperada”.

Ela salienta que a conquista é resultado do apoio irrestrito da equipe da gestão do HU Unimontes, sobretudo, da Superintendência e das Diretorias Assistencial, Acadêmica, de Enfermagem e Administrativa, “Todos os envolvidos estão comprometidos em melhorar continuamente a qualidade da assistência prestada, em apoio aos usuários, à Unimontes e à valorização do SUS, buscando sempre mais recursos para esse fim”, ressalta a professora Marinilza Soares Mota.

NQASB – HU Unimontes

O NQASB – HU Unimontes foi implantado em julho de 2022, sendo um indicador para os hospitais do Módulo Valor em Saúde, criado dentro da política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Valora Minas). O objetivo é qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira.

O NQASB mantém efetivamente atividades de assistência nos leitos, ensino e prática, com projetos de extensão que acontecem também semanalmente na Clínica Pediátrica e Maternidade, além de outras demandas da assistência odontológica solicitadas nas prescrições medidas e pedidas por outros profissionais e acadêmicos que prestam atendimento ambulatorial no Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência à Saúde do Idoso (Crasi).

O NQASB implantou os protocolos de Higiene Oral para os pacientes internados (Conscientes, inconscientes, intubados, pediátricos, colaborativos, não colaborativos) conforme preconiza a assistência nos hospitais (PHBH), visando o controle do biofilme presente na cavidade bucal, e, a redução das pneumonias adquiridas, além de identificação de patologias, lesões, necessidades básicas, remoção de aparelhos ortodônticos, redução do tempo de internação, da mortalidade e, consequentemente, dos custos dessas internações com pretensão de no futuro, avançar para o NQASB para Odontologia Hospitalar.

O Hospital Universitário (HU Unimontes) oferece atendimento 100% gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), se destacando pela promoção da saúde e pela constante busca do aprimoramento de seus procedimentos, focado no cuidado com as pessoas, no atendimento humanizado e na qualidade da assistência.

Equipe do NQASB.

O Núcleo de Atenção à Saúde Bucal participa ativamente de ações do Governo de Minas, através da Coordenação Estadual de Saúde Bucal (CESB) da Secretaria Estadual de Saúde, sendo peça chave para as iniciativas da SES em Montes Claros.

Relacionadas

Campus da Unimontes sediará Copa de Triathlon no dia 12 de janeiro
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes reforça compromisso com biossegurança em laboratórios de pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica