Nesta quarta-feira (01/03), O Hospital Universitário Unimontes (HU), realizou a Abertura Nacional dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional para cursos de Odontologia, Enfermagem, Enfermagem Obstétrica, Farmácia, Psicologia e Serviço Social. A solenidade foi realizada auditório do hospital.

O evento contou com as presenças do vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha; da coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Andra Aparecida da Silva Dionízio; e do presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Universitário, professor Divino Urias Mendonça. Participaram ainda o pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira; a  coordenadora de Atenção Primária à Saúde do Município de Montes Claros, Daniela Veloso.

Foto: Ascom/Unimontes

Na oportunidade, o professor Dalton Caldeira Rocha ressaltou a importância dos cursos de especialização na área da saúde oferecidos pelo Hospital da Unimontes, sobretudo, na capacitação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS).  “A inserção do meio acadêmico no SUS contribui para a melhoria da assistência, sendo capaz de impactar e mudar a realidade dos usuários. A Unimontes entende bem esse papel e sabe da importância de manter esse compromisso com toda a comunidade”, destacou o vice-reitor.

Foto: Ascom/Unimontes

O diretor de Desenvolvimento Acadêmico do Hospital Universitário, Leonardo Giovanni Froes, enalteceu o compromisso da instituição com a qualificação dos profissionais da saúde.  “O programa de Residência do HU pode ser considerado um braço forte nessa missão. O nosso objetivo é capacitar, com compromisso, dedicação e respeito, os residentes que buscam se qualificar, treinar e compartilhar seus conhecimentos”, afirmou o diretor.

Leonardo Giovanni Froes destacou que a residência é uma especialização Lato sensu e uma complementação da graduação à vida profissional, que permite ao residente a oportunidade de uma dedicação integral à unidade onde está desenvolvendo a suas atividades, favorecendo um aprendizado e uma segurança maior para sua prática no trabalho como um todo.

O presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Universitário, professor Divino Urias Mendonça, também ressaltou a relevância do curso de especialização. “Assumi a coordenação da Residência Médica da Unimontes em 2006. Desde o início, esse projeto foi construído de forma coletiva e para ser compartilhado com todos. Dessa forma podemos assegurar aos residentes, que sem dúvidas, é um projeto que modifica totalmente o desempenho profissional para melhor”, conclui o professor  Divino Urias.

Relacionadas

Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro