Nesta quarta-feira (01/03), O Hospital Universitário Unimontes (HU), realizou a Abertura Nacional dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional para cursos de Odontologia, Enfermagem, Enfermagem Obstétrica, Farmácia, Psicologia e Serviço Social. A solenidade foi realizada auditório do hospital.

O evento contou com as presenças do vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha; da coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Andra Aparecida da Silva Dionízio; e do presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Universitário, professor Divino Urias Mendonça. Participaram ainda o pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira; a  coordenadora de Atenção Primária à Saúde do Município de Montes Claros, Daniela Veloso.

Foto: Ascom/Unimontes

Na oportunidade, o professor Dalton Caldeira Rocha ressaltou a importância dos cursos de especialização na área da saúde oferecidos pelo Hospital da Unimontes, sobretudo, na capacitação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS).  “A inserção do meio acadêmico no SUS contribui para a melhoria da assistência, sendo capaz de impactar e mudar a realidade dos usuários. A Unimontes entende bem esse papel e sabe da importância de manter esse compromisso com toda a comunidade”, destacou o vice-reitor.

Foto: Ascom/Unimontes

O diretor de Desenvolvimento Acadêmico do Hospital Universitário, Leonardo Giovanni Froes, enalteceu o compromisso da instituição com a qualificação dos profissionais da saúde.  “O programa de Residência do HU pode ser considerado um braço forte nessa missão. O nosso objetivo é capacitar, com compromisso, dedicação e respeito, os residentes que buscam se qualificar, treinar e compartilhar seus conhecimentos”, afirmou o diretor.

Leonardo Giovanni Froes destacou que a residência é uma especialização Lato sensu e uma complementação da graduação à vida profissional, que permite ao residente a oportunidade de uma dedicação integral à unidade onde está desenvolvendo a suas atividades, favorecendo um aprendizado e uma segurança maior para sua prática no trabalho como um todo.

O presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Universitário, professor Divino Urias Mendonça, também ressaltou a relevância do curso de especialização. “Assumi a coordenação da Residência Médica da Unimontes em 2006. Desde o início, esse projeto foi construído de forma coletiva e para ser compartilhado com todos. Dessa forma podemos assegurar aos residentes, que sem dúvidas, é um projeto que modifica totalmente o desempenho profissional para melhor”, conclui o professor  Divino Urias.

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau