Serão desenvolvidas ações conjuntas nas áreas de pesquisa e pós-graduação

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai realizar atividades nas áreas de pós-graduação lato sensu e Stricto sensu (cursos de especialização e de mestrado), pesquisa e eventos científicos em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais. A parceria foi acertada durante a visita do Chefe do Centro de Pesquisa e Pós-graduação da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (CPP), tenente coronel Vanderlan Hudson Rolim; ao reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, segunda-feira (27/02).

O Chefe do Centro de Pesquisa e Pós-graduação da Academia de PMMG (CPP), tenente coronel Vanderlan Hudson Rolim esteve acompanhado do coordenador do Mestrado Profissional em Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras, Major Francis Albert Cotta. Na oportunidade, foi discutida a assinatura de dois convênios de cooperação técnica entre a Unimontes e a Academia de Polícia Militar de Minas Gerais.

O primeiro convênio prevê possibilidade de desenvolvimento de programas específicos de cooperação nos campos de investigação científica, com criação conjunta de grupos de pesquisa, de programas de pós-graduação lato e stricto sensu, além de eventos científicos.

O outro acordo de cooperação visa o registro de diplomas expedidos pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, instituição de ensino superior mantida pela PMMG.
O tenente coronel Vanderlan Rolim que é ressaltou que o objetivo da visita foi a maior aproximação com a nova gestão superior da Unimontes e incrementar a parceria com a instituição superior. Ele ressaltou que a corporação buscou o apoio da Universidade para a criação do seu próprio mestrado profissional, cumprindo as regras estabelecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Por sua vez, o major Francis Albert Cotta, lembrou que o Núcleo de Pesquisa em Ciências Policiais e Segurança Pública foi desenvolvido em parceria com a Unimontes, sendo apresentado no Diretório do Grupos de Pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“O Programa é inovador e abrange tanto o Mestrado como outras ações que caminham juntas como o periódico, a estruturação da biblioteca, esse núcleo de pesquisa que conta com uma editora universitária na Academia Militar em Belo Horizonte. Hoje precisamos publicizar o crescimento acadêmico dentro dessas diretrizes que são da Universidade e que foi fundamental para esse avanço”, destacou o major Francis.

O professor Wagner de Paulo Santiago enalteceu a importância da visita dos representantes da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. “Essa parceria com a Polícia Militar é de extrema importância tanto para o meio acadêmico como o social e coloca a Unimontes no seu verdadeiro papel que é de avançar na educação e poder contribuir de forma substancial para o desenvolvimento da região, enfatizou o reitor.
Também presentes na reunião o vice-reitor, professor Dalton Cadeira Rocha; o coordenador adjunto Mestrado em Ciências Policiais e Tecnológicas, professor Rafael Soares Duarte de Moura e o pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +