O Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou, quarta-feira (29/03), o segundo módulo do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP). O projeto é realizado a partir de parceria entre o Ministério da Saúde, mediante uma aliança estatal com hospitais de referência nacional, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

A iniciativa visa apoiar e aprimorar os hospitais da Rede SUS, através de capacitações, novas ferramentas de gestão e continuidade de processos aplicados no âmbito do atendimento médico e nas áreas técnica e organizacional.

Profissionais do HU – Unimontes na cerimônia de abertura da 2ª Etapa do RHP.

Para o Hospital Universitário, a instituição parceira e responsável por direcionar a aplicação do PROADI-SUS foi o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo. A equipe tem como coordenadora Caroline Abraão, sendo composta ainda pela farmacêutica Mariana Lima, pela médica Ana Lúcia Acuesta e pela enfermeira Marcilene Silva. Conta a participação de Leonardo Augusto Mesquita, representante da Superintendência do Ministério da Saúde.

“O HU – Unimontes é um hospital de referência regional, capaz de estar face a face com qualquer outra instituição 100% SUS a nível nacional. Desta forma, contar com uma equipe enviada pelo Ministério da Saúde, para nos ajudar a implementar novas práticas, novas formas de enxergar e novas alternativas de realização de tarefas é excelente”, acentuou o gerente de qualidade do HU, Tadeu Nunes Ferreira.

O Gerente de Qualidade do HU – Unimontes, Tadeu Nunes Ferreira, informando sobre as atividades.

Durante o encontro, o superintendente do HU – Unimontes, Carlos Eduardo Mendes D’Angelis, apresentou ao grupo os representantes designados da instituição para a continuidade do projeto. “A participação e o envolvimento de todos para a continuidade das ações de melhoria será importantíssima para ainda mais avanços”, destacou.

Na segunda etapa, a instituição paulista tem como alvo a unidade de Pronto Socorro do HU – Unimontes, com ênfase na melhoria dos processos de qualidade e segurança do paciente.
“O módulo atual terá a duração de 10 meses com acompanhamento e monitoramento contínuo dos resultados após a avaliação inicial desenvolvida na primeira visita técnica. A equipe destaca ainda o engajamento dos profissionais e a potencialidade de melhorias, considerando o perfil da equipe e da trajetória exitosa do período anterior”, disse a coordenadora do projeto Caroline Abraão.

A coordenadora do HAOC no RHP HU – Unimontes, Caroline Abraão.

Implementação e avanços

O HAOC começou as suas atividades no HU – Unimontes em 2021, quando implementou o primeiro módulo do projeto, com intervenções nas áreas administrativas do hospital, na farmácia, no centro cirúrgico e, principalmente, nos cuidados aos pacientes cirúrgicos. Nas atividades, o apoio às equipes de gestão e operacional foi um fator determinante para a efetividade dessa primeira parte.

Na primeira fase, o HU – Unimontes conseguiu uma melhoria de 45%; 30% acima da meta inicial determinada pelo HAOC. A meta de melhoria para a segunda etapa ainda será definida, de acordo com métricas a serem direcionadas.

A recepção dos colaboradores da instituição paulista ficou a cargo da Gerência de Qualidade e do Núcleo de Desenvolvimento Humano do HU, departamentos também responsáveis por orientar o andamento do projeto ao curso das suas agendas no hospital.

Durante o triênio 2021 a 2023 serão contemplados 36 hospitais em Minas Gerais, sendo 18 na fase inicial. As intervenções e melhorias contemplam as áreas de gestão de processos; processos de qualidade e segurança do paciente; e processos assistenciais.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco