O Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou, quarta-feira (29/03), o segundo módulo do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP). O projeto é realizado a partir de parceria entre o Ministério da Saúde, mediante uma aliança estatal com hospitais de referência nacional, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

A iniciativa visa apoiar e aprimorar os hospitais da Rede SUS, através de capacitações, novas ferramentas de gestão e continuidade de processos aplicados no âmbito do atendimento médico e nas áreas técnica e organizacional.

Profissionais do HU – Unimontes na cerimônia de abertura da 2ª Etapa do RHP.

Para o Hospital Universitário, a instituição parceira e responsável por direcionar a aplicação do PROADI-SUS foi o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo. A equipe tem como coordenadora Caroline Abraão, sendo composta ainda pela farmacêutica Mariana Lima, pela médica Ana Lúcia Acuesta e pela enfermeira Marcilene Silva. Conta a participação de Leonardo Augusto Mesquita, representante da Superintendência do Ministério da Saúde.

“O HU – Unimontes é um hospital de referência regional, capaz de estar face a face com qualquer outra instituição 100% SUS a nível nacional. Desta forma, contar com uma equipe enviada pelo Ministério da Saúde, para nos ajudar a implementar novas práticas, novas formas de enxergar e novas alternativas de realização de tarefas é excelente”, acentuou o gerente de qualidade do HU, Tadeu Nunes Ferreira.

O Gerente de Qualidade do HU – Unimontes, Tadeu Nunes Ferreira, informando sobre as atividades.

Durante o encontro, o superintendente do HU – Unimontes, Carlos Eduardo Mendes D’Angelis, apresentou ao grupo os representantes designados da instituição para a continuidade do projeto. “A participação e o envolvimento de todos para a continuidade das ações de melhoria será importantíssima para ainda mais avanços”, destacou.

Na segunda etapa, a instituição paulista tem como alvo a unidade de Pronto Socorro do HU – Unimontes, com ênfase na melhoria dos processos de qualidade e segurança do paciente.
“O módulo atual terá a duração de 10 meses com acompanhamento e monitoramento contínuo dos resultados após a avaliação inicial desenvolvida na primeira visita técnica. A equipe destaca ainda o engajamento dos profissionais e a potencialidade de melhorias, considerando o perfil da equipe e da trajetória exitosa do período anterior”, disse a coordenadora do projeto Caroline Abraão.

A coordenadora do HAOC no RHP HU – Unimontes, Caroline Abraão.

Implementação e avanços

O HAOC começou as suas atividades no HU – Unimontes em 2021, quando implementou o primeiro módulo do projeto, com intervenções nas áreas administrativas do hospital, na farmácia, no centro cirúrgico e, principalmente, nos cuidados aos pacientes cirúrgicos. Nas atividades, o apoio às equipes de gestão e operacional foi um fator determinante para a efetividade dessa primeira parte.

Na primeira fase, o HU – Unimontes conseguiu uma melhoria de 45%; 30% acima da meta inicial determinada pelo HAOC. A meta de melhoria para a segunda etapa ainda será definida, de acordo com métricas a serem direcionadas.

A recepção dos colaboradores da instituição paulista ficou a cargo da Gerência de Qualidade e do Núcleo de Desenvolvimento Humano do HU, departamentos também responsáveis por orientar o andamento do projeto ao curso das suas agendas no hospital.

Durante o triênio 2021 a 2023 serão contemplados 36 hospitais em Minas Gerais, sendo 18 na fase inicial. As intervenções e melhorias contemplam as áreas de gestão de processos; processos de qualidade e segurança do paciente; e processos assistenciais.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro