Foi realizada no Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros, sexta-feira (01/03), a recepção aos 12 residentes em Odontologia da Residência Multiprofissional em Saúde da Família do HU-Unimontes. Na oportunidade, a preceptora da residência dos plantões odontológicos do hospital, Ana Tereza Silva e Diogo, ministrou a aula inaugural, na qual ressaltou a importância do cuidado em Saúde Bucal do paciente internado, além de contextualizar os residentes sobre todo o processo de trabalho que irão desenvolver.

Foto: divulgação.

A solenidade contou com as presenças do diretor Acadêmico do Hospital Universitário, Henrique Barbosa; da chefe do Departamento de Odontologia, professora Marinilza Soares Mota; da coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Aline Figueiredo, de Zélia Martins e Clarice Soares Aguiar, do Núcleo de Qualidade da Saúde Bucal Para Pacientes Internados – NQSB.

Participaram ainda Izabela Bretas e Karla C. Freitas (médica e enfermeira da Comissão do Controle de Infecção Hospitalar – CCIH) Djiany Baleeiro e Jéssica Rejane Durães Soares (preceptoras de campo e auxiliares na construção dos plantões odontológicos da RMSF) e Ana Patrícia (do Faturamento do hospital).

Na oportunidade, houve a acolhida aos cirurgiões-dentistas que estão no segundo ano (R2) no curso de especialização. Eles já atuavam na atenção básica nos Postos de Saúde da Família (PSFs). Com a criação do Núcleo de Saúde Bucal no HUCF, foram observadas muitas demandas de pacientes internados, sendo solicitada atuação dos residentes no hospital. Inicialmente, eles vão atuar em plantões nas quartas e sextas-feiras, com atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a chefe do Departamento de Odontologia da Unimontes, Marinilza Soares Mota, a atuação dos residentes nos plantões no HU Unimontes representa “um desafio promissor. São várias mãos construindo mais um capítulo da história da Odontologia, que conquista mais um espaço com responsabilidade”, observa.

A coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Aline Figueiredo, enalteceu a importância da iniciativa. “Estamos todos muito felizes com esse novo desafio e com a certeza de que já deu tudo certo. Reforço o agradecimento a todos os envolvidos na concretização desse cuidado em saúde bucal que teremos no âmbito do HU Unimontes, iniciando com nossos residentes do ano 2 , do programa de RMSF/Unimontes”, afirmou.

“Com a soma de esforços, veremos acontecer uma história de acesso à saúde de qualidade no SUS; mais uma vez, começando em Montes Claros, experiências a serem ampliadas. Hoje o nosso momento juntos tivemos uma prévia do que será o sucesso do trabalho compartilhado: organização, dedicação, entusiasmo e muita alegria”, completou Aline.

A integrante do Núcleo de Qualidade da Saúde Bucal Para Pacientes Internados (NQSB) Zélia Martins ressaltou a importância do apoio da Secretaria de Estado de Saúde para o o avanço na qualidade da assistência no âmbito da Odontologia. Ela considerou a chegada dos residentes em odontologia como uma grande conquista a ser comemorada no Hospital Universitário Clemente de Faria. “Continuamos de mãos dados pelo usuário, pela Unimontes e pela valorização do SUS, sempre”, declarou.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba