Evento discutiu o acolhimento dos pacientes, considerando a diversidade, equidade e a inclusão

“Como desenvolver ambientes de diversidade, equidade e inclusão nas atividades das instituições de saúde”. Este é o tema de palestra ministrada no Hospital Universitário Clemente de Faria (HU- Unimontes), vinculado a Universidade Estadual de Montes Claros, terça-feira (16/04). A atividade foi inserida na programação do “Abril Verde – Mês de Prevenção, Segurança e Saúde no Trabalho”, que tem como um dos objetivo disseminar e conscientizar os servidores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A palestra sobre a questão foi proferida pelo O psicólogo, Luiz Henrique Silva Nascimento, especialista em Direitos Humanos e em diversidade e inclusão nas organizações.

O evento, realizado no auditório Robson Vieira Porto, foi idealizado pela clínica de saúde mental do Hospital Universitário em parceria com a residência multiprofissional em Saúde Mental da Unimontes com a preceptora e assistente social, Daniela Queiroz; a enfermeira Débora Moreira e a psicóloga Jania Samudio.

Durante a palestra, o psicólogo Luiz Henrique Silva Nascimento destacou que “no ambiente de saúde, cada indivíduo é único e merece um tratamento que leve em consideração sua integralidade. Pensar em diversidade e inclusão é compreender a interseccionalidade: a junção de diversas variáveis que moldam a vida de cada pessoa”.

Ele enfatizou ainda que “é de suma importância criar um ambiente onde todas as pessoas se sintam verdadeiramente bem-vindas e valorizadas, oferecendo um atendimento que não apenas respeite, mas celebre a diversidade de cada indivíduo”, enfatizou o palestrante.

Na oportunidade, os profissionais do Hospital Universitário foram treinados para considerar todas as variáveis – sejam elas relacionadas à raça, orientação sexual, identidade de gênero, ou condição socioeconômica – para garantir que cada pessoa receba o tratamento adequado, com respeito e dignidade, para oferecer um ambiente acolhedor, onde todos os pacientes se sintam valorizados e respeitados em sua totalidade.

O Superintendente do HU-Unimontes, Iuri Simões Mota, enalteceu a importância do evento. “Essa palestra propiciou um momento de grande importância para a promoção da diversidade, equidade e inclusão como valores que enriquecem o nosso ambiente de trabalho e impactam diretamente na qualidade do atendimento prestado aos pacientes”.

Por sua vez, a assistente social do HU Unimontes, Daniela Queiroz reforçou a importância de se ter um ambiente de trabalho que possa acolher a todos. “Proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo, onde todas as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas, promove a satisfação dos funcionários e cria uma cultura de trabalho positiva e colaborativa, que beneficia tanto os funcionários como os pacientes”, observou Daniela.

Relacionadas

Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal