O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros, encerrou o processo de credenciamento de profissionais médicos (pessoa física) para prestação de serviços na unidade. Este é o primeiro modelo de contratação desta natureza. A chamada pública teve como base a Lei Federal nº 8.666, de 1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública.

Foram 278 inscritos e 27 especialidades. Apenas oito foram desclassificados por não apresentarem documentos exigidos. As vagas para o acesso ao HUCF já foram sorteadas, conforme previsto em edital. Os trabalhos foram inspecionados pela Comissão de Licitação de Hospital e da Procuradoria da Unimontes. Diversos médicos também presenciaram o sorteio.

O superintendente do HUCF, José Otávio Braga Lima, afirma que o credenciamento é, sem sombra de duvidas, um avanço nos processos de contratação do Hospital. O papel de uma empresa contratante não existe mais. O profissional assina contrato e fica à disposição da unidade.

Não há quantidade de vagas. Os profissionais são acionados quando surge a demanda. No HUCF há três formas de vínculo/contrato a partir de agora: médico universitário efetivo, médico contratado e médico credenciado.

“Neste ano, vamos direcionar nossas ações prioritárias para o servidor. Já reforçamos a infraestrutura, investimentos em equipamentos e em insumos. Agora, desenvolveremos diversas medidas para valorizar o servidor, cada vez mais”, descreve Otávio.