Organizada e editada pelos professores do Departamento de Estágios e Práticas Escolares da Unimontes (Depe), a Revista Cirandaestá com chamada aberta para a submissão de artigos para duas edições, com publicações previstas para o 1º e o 2º deste ano. A proposta é de socializar as experiências e os resultados de pesquisas, projetos de ensino e de extensão associados ao Estágio Curricular Supervisionado no âmbito dos cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O prazo para a chamada de artigos da Edição 1 – Número 1 (2016) vai até 15 de maio. Os artigos a serem apresentados para a submissão devem estar associados a dois temas pré-definidos: “A Importância do Estágio Curricular Supervisionado para a Formação Docente: da Teoria à Real Práxis” e “Políticas Públicas Educacionais para a Formação Docente”.

Para a Edição 2 – Número 2 (2017), a submissão se estenderá até 29 de setembro, com dois temas relacionados: “Metodologias Ativas nas diversas áreas do Conhecimento: uma Prática Conscientizadora e Crítica”; e “A Construção Docente para a Educação Inclusiva”.

O professor Rahyan de Carvalho Alves é o editor da Revista Ciranda e explica que a publicação tem uma contribuição significativa para as experiências pedagógicas no âmbito da Unimontes. “A revista abrange o universo das atividades didático-pedagógicas, com propostas educacionais atuais, críticas e ativas”, acrescenta.

Desde o ano passado, a Ciranda integra a plataforma do Portal de Periódicos da Unimontes. A revista teve o primeiro número publicado em 2008. “A produção contribui com a formação de um ensino crítico, autônomo e inovador, além de incentivar as reflexões propositivas e a prática constante de temáticas do universo docente”, finaliza Rhayan, que reforça o suporte na chefe do Depe, professora doutora Janete Aparecida Gomes Zuba na condição dos trabalhos da Revista Ciranda.

Revista Ciranda – Unimontes
Submissões de artigo