Diante da situação de pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), a Diretoria de Desenvolvimento Acadêmico (DDA) do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) realiza o treinamento e aperfeiçoamento técnico das equipes de servidores que atuam na linha de frente de enfrentamento a doença respiratória.

A capacitação é realizada em conjunto com os setores do HUCF envolvidos no combate à patologia: Pronto Socorro, CTI Adulto, Unidade Semi-intensiva, Bloco Cirúrgico e Clínica Médica, entre outros. O objetivo é repassar para os servidores as técnicas, procedimentos e cuidados recomendados no combate à Covid-19.

O treinamento começou segunda-feira (13/) e termina nesta sexta-feira (17/). As atividades são desenvolvidas no Centro Alfa de Treinamento e Simulação em Saúde (CATS), 10º andar do Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (CAETAN), anexo ao HUCF.

As ações específicas estão focadas no treinamento em Fluxograma Covid-19, oxigenação do paciente grave, sequência rápida de intubação orotraqueal, dispositivo supraglótico, cricotireoidostomia, Parada Cardiorespiratória (PCR), paramentação e desparamentação.

Em todos os procedimentos, estão sendo utilizados os equipamentos necessários de segurança, bem como boneco via aérea, bonecocricotireoidostomia, tubo endotraqueal nº 8, máscara laríngea nº4, fio guia, laringoscópio, lâmina laringoscópio curva nº4, dentre outros.

“A Diretoria de Desenvolvimento Acadêmico, observando uma necessidade maior e, tendo em vista a Covid – 19, buscou fazer algumas parcerias visando melhorar os processos de treinamento no âmbito do HUCF notadamente para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas e demais membros da equipe multiprofissional que, em certo momento, possam atuar na linha de frente no combate ao novo Coronavírus”, ressalta o diretor de Desenvolvimento do Hospital Universitário Clemente de Faria, Roberto Rodney Ferreira Júnior destaca a motivação dos treinamentos.

“Propomos três ações específicas: a primeira é um treinamento em forma de reciclagem para os profissionais que já atuam no Pronto Socorro, no CTI Adulto, bem como Bloco Cirúrgico e Unidade Semi-Intensiva. A última foi criada no intuito dos procedimentos de emergência da Covid-19. As capacitações ocorrem em pequenos grupos de no máximo oito pessoas, com intervalos de uma hora e meia e englobam todos os plantões nos setores já mencionados”, acrescenta Rodney, sobre a dinâmica dos treinamentos.

Durante os treinamentos, um robô simula várias ações e sintomas que um paciente doente pode apresentar uma técnica que aperfeiçoa o aprendizado dos servidores.

“O boneco simula uma aceleração de falta de ar, taquicardia e outros movimentos que são úteis no treinamento no momento de intubação parada cardiorrespiratória e demais cuidados de monitorização dos pacientes. É um processo que oferece conhecimento e experiência a esses profissionais”, pontua.

A previsão dos organizadores é que os trein™amentos tenham continuidade em maio.

(*) Estagiária do HUCF sob orientação de Wesley Gonçalves

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito