O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (HU – Unimontes) recebeu, durante a segunda-feira (24/07), no Auditório Sabedoria e Humildade Professor Robson Vieira Porto, a Turma LXXIV do curso de graduação em Medicina. Os acadêmicos estão no 9º período e iniciarão a fase de internato, onde, a partir deste semestre, terão as suas atividades concentradas no aprendizado hospitalar, nas práticas médicas e nas diversas capacitações clínicas dispostas pelo HU-Unimontes.

Acadêmicos da Turma LXXIV de Medicina da Unimontes
Foto: Núcleo de Educação Permanente – HU Unimontes

Na oportunidade, estiveram presentes 26 novos internos, que tiveram suas atividades divididas por etapas de apresentações de gerentes do hospital, através dos quais receberam informações a respeito do funcionamento dos seus setores e protocolos, bem como regras gerais de utilização dos serviços disponíveis para os alunos que possuem atividades voltadas ao ambiente do HU-Unimontes.

Estudantes assistem apresentações da equipe do HU-Unimontes
Foto: João Paulo Antonini

A cerimônia de acolhimento foi presidida pelo Reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, que tem feito, junto a administração hospitalar, grandes esforços para os projetos de reestruturação física e recomposição de pessoal para o hospital. Durante o evento, o Reitor enfatizou essas iniciativas:

“A nossa gestão tem buscado, de forma técnica e propositiva, recompor as estruturas do Hospital Universitário. Reestruturamos a equipe da gestão do hospital, a equipe de engenharia, entre outras tantas e frenteamos discussões junto ao Governo de Minas para que fosse possível reiniciar todas as obras que estão paradas no HU, estando algumas há quase 10 anos sem previsão de conclusão”. O Reitor ainda afirmou que, em cerca de dois anos, todas as obras estarão concluídas e em funcionamento: “as obras estarão dispostas para servir vocês, alunos e alunas, que ainda estarão aqui no hospital para aprender, saindo daqui profissionais altamente capacitados.”

Prof. Dr. Wagner de Paulo Santiago, Reitor da Unimontes, em discurso aos acadêmicos.
Foto: João Paulo Antonini

Ao lado do Reitor, também compuseram a mesa a Pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello e Almeida; e os diretores de Enfermagem e Assistencial do Hospital Universitário, Suelen Santos Ferreira e Raphael Brandão, respectivamente.

Otimismo e reconhecimento

O estudante de Medicina e recém interno Gabriel Correia de Oliveira, esteve presente no acolhimento da turma e manifestou suas considerações:

“Hoje, a Turma LXXIV de Medicina da Unimontes foi recebida para o início da fase de internato. O evento foi de extrema importância para que os estudantes pudessem conhecer as equipes responsáveis pelas diversas áreas de atuação do hospital, além de entender os obstáculos e avanços na realidade atual do HU.”

O estudante, que compõe a atual gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unimontes, completou: “A turma agradece o carinho da equipe (do HU – Unimontes) e da Reitoria, e reiteramos o compromisso na luta pela saúde pública, gratuita e de qualidade”.

Vacinação obrigatória

O Hospital da Unimontes possui protocolos quanto ao ingresso de novas pessoas em suas linhas de assistência, sendo obrigatória a conferência vacinal de todos aqueles que iniciam suas atividades. Para que os acadêmicos de medicina tivessem seus procedimentos oficializados, foi necessária a conferência do quadro de vacinas de todos eles, com atualizações para a prevenção de doenças como a Covid-19, febre amarela, difteria, tétano, hepatite B e gripe-influenza. As vacinas foram disponibilizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Montes Claros.

Editora Unimontes lança livro sobre Imunidade e COVID-19
Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq