Estudantes de todo país estão reunidos no período de 24 a 27 de julho, em Natal (Rio Grande do Norte), em um encontro que tem como objetivo promover uma imersão no mundo da matemática.  O evento conta com a participação de três alunos do ensino fundamental e médio que foram medalhistas na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, na regional de Minas Gerais (MG05) coordenada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

8ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) em Natal-RN

A 8ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) reúne 160 estudantes com atividades relacionadas à matemática. Na programação constam aulas, palestras, minicursos, oficinas, desafios, gincanas, jogos e recreação. As ações acontecem nas dependências do Aram Imirá Plaza Hotel & Convention, em Natal.

O evento é promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio do Itaú Social, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Participam 17 professores universitários de diferentes regiões do país, com a proposta de discutir com os estudantes diversos temas do universo matemático. A discussão visa o incentivo aos jovens para se dedicarem ao aprimoramento de seus estudos na área.

A regional de Minas Gerais (MG05) da OBMEP é representada no encontro em Natal pelos estudantes medalhistas da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Anne Karolyne Alves Martins e Maria Júlia Neres Gonçalves (medalhistas ouro); e Arthur Rodrigues Maciel (prata). Eles são acompanhados pelo professor Warley Cunha, do departamento de Ciências Exatas da Unimontes e integrante do Programa de Iniciação Científica (PIC Junior) vinculado ao projeto de extensão “Apoio à Realização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Todos os participantes foram selecionados pelo desempenho acadêmico na última edição do Programa de Iniciação Científica (PIC Junior), que é destinado aos medalhistas da OBMEP. A iniciativa propicia aos premiados entrar em contato com interessantes questões da matemática, ampliando seus conhecimentos científicos e preparando-os para um futuro desempenho profissional e acadêmico.

8ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) em Natal-RN

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas